Sem incentivo, indígenas abandonam graduação em MS

Por Josy Macedo

Mato Grosso do Sul, com a segunda maior população de indígenas do país, conta, na atualidade, com cerca de 700 índios no ensino superior – boa parte deles matriculados em universidades particulares do Estado. Para as etnias Terena, Guarani e Kaiowá a graduação foi a forma encontrada para transformar a realidade das aldeias e criar perspectivas positivas para os índios que vivem em território sul-mato-grossense. A falta de recursos e a deficiência dos programas destinados à permanência dos  acadêmicos indígenas na universidade, no entanto, têm sido obstáculos para que os estudantes possam concluir os estudos.

Edmara Antônio Miguel é um exemplo.  Acadêmica na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a indígena da aldeia Cachoeirinha abandonou o curso de Ciências da Computação após várias tentativas de conquistar uma bolsa de estudos. “Chegamos a receber a notícia de que receberíamos a bolsa, mas durante um semestre a bolsa só veio uma vez e assim passamos a ser sustentados pela família”, esclarece.

A estudante lamenta ter que interromper os estudos, mas explica que a decisão foi motivada pelas inúmeras dificuldades enfrentadas durante um semestre na universidade. “Realmente foi muito difícil para nós. A gente corria atrás para conseguir bolsa, transporte, mas não tivemos acesso a nada”, afirma (assista relato da acadêmica Edmara Antônio no final da matéria). 

A situação dos acadêmicos indígenas das universidades públicas e particulares de Mato Grosso do Sul será debatida na Assembleia Legislativa no dia 11 de novembro às 13h30. A atividade é uma parceria da Assembleia, por iniciativa do deputado Pedro Kemp (PT), com os acadêmicos indígenas e Rede de  Saberes. O Projeto Rede de Saberes apoia a permanência de indígenas no ensino superior, atuando com recursos da Fundação Ford, por meio de parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul campus de Aquidauana (UFMS). Porém, acadêmicos de outras universidades do estado também participam dos eventos promovidos pelo Rede de Saberes.

Para o debate foram convidados os acadêmicos indígenas, o Secretário de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Luiz Cláudio Costa, além de representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ), da SED (Secretaria de Estado de Educação), Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social), MPF (Ministério Público Federal) e da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

http://www.rededesaberes.neppi.org/noticias.php

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.