GTA conclui 1º ciclo de buscas por desaparecidos políticos da Guerrilha do Araguaia

O Grupo de Trabalho do Araguaia (GTA) encerrou nesta sexta-feira (4) a 4ª expedição de busca por mortos e desaparecidos políticos no cemitério de Xambioá/TO. Em função do início das chuvas na região, não haverá mais expedições este ano. Desde o início das escavações, em julho, já foram recolhidos três restos mortais que podem ser de um dos 14 guerrilheiros desaparecidos na região. Criado em maio deste ano, o GTA é coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e pelos ministérios da Defesa e da Justiça.

Todo o material, bem como fragmentos de vestimentas e objetos encontrados junto aos restos mortais, foram trazidos para Brasília, onde estão sendo submetidos a exames laboratoriais e perícia técnica para identificação da origem genética.

A primeira etapa das buscas, na avaliação do coordenador do GTA na SDH/PR, Gilles Gomes, foi bastante positiva e exitosa. Segundo ele, a participação de familiares de mortos e desaparecidos políticos nas buscas, foi um grande diferencial em relação às expedições do extinto GTT (Grupo de Trabalho Tocantins).

“Concluímos esta etapa com uma avaliação muito positiva dos trabalhos. A incorporação da SDH e do Ministério da Justiça ao GTA reforça o compromisso do Estado brasileiro neste processo de resgate do direito à memória e à verdade. Outro grande diferencial, sem dúvida, é a participação dos familiares no processo”, afirmou o coordenador. No total, cerca de 20 familiares participaram das expedições do GTA.

O ano de 2011, na avaliação da secretária nacional de Promoção dos Direitos Humanos da SDH, Nadine Borges, foi emblemático para a temática do direito à memória e à verdade no País. “O Estado brasileiro se emprenhou ao máximo para assegurar o direito das famílias de desaparecidos políticos de conhecerem a verdade sobre o que aconteceu com seus familiares. Prova disso, foi a aprovação da Comissão Nacional da Verdade no Congresso Nacional, que representa um grande avanço para a tão sonhada transparência sobre as circunstâncias da ditadura militar”, disse.

Expedições – A primeira expedição do GTA teve início no dia 27 de julho e terminou no dia quatro de agosto. Nesta, as buscas foram realizadas em três áreas do cemitério de Xambioá. Durante as escavações foi identificado um resto mortal com características compatíveis às procuradas. De acordo com informações da equipe técnica pericial do GTA, tratava-se de um indivíduo do sexo masculino, com inumação realizada há mais de 30 anos. O material foi encontrado próximo ao local onde foram identificados os restos mortais de Bergson Gurjão Farias e Maria Lúcia Petit, únicos guerrilheiros já identificados até hoje.

Os outros dois restos mortais recolhidos foram encontrados na terceira expedição, que ocorreu entre os dias 21 e 30 de setembro. Um deles apresentava perfuração de bala no crânio. O terceiro, possui dados antropométricos compatíveis com os procurados, como urna de sepultamento de baixa qualidade, medidas compatíveis e também aparenta ter mais de 30 anos de sepultamento. Com isso, sobe para 13 o número de restos mortais recolhidos na região. Todos aguardam conclusão de laudos periciais.

Além das buscas no cemitério de Xambioá, também foram realizadas buscas nos municípios de São Geraldo do Araguaia/TO, Marabá/PA e nos arredores de Xambioá. Todas as expedições contaram com a participação de peritos da área de antropologia forense, odontologia, geologia, geofísica, medicina legal e arqueologia. Também integraram as buscas representantes do Ministério Público Federal, além de familiares e representes dos três ministérios que coordenam o GTA.

GTA – O Grupo de Trabalho Araguaia nasceu a partir da reformulação das atividades do Grupo de Trabalho Tocantins (GTT). O GTA foi criado em cumprimento à determinação judicial da juíza da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, Solange Salgado, e atende também à recomendação da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que atribuiu ao governo brasileiro a responsabilidade pela continuidade do trabalho de localização, identificação e entrega aos familiares dos corpos dos desaparecidos políticos.

Os trabalhos de busca devem ser retomados logo após o período de chuvas na região, que encerra em meados do mês de março.

http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/11/04-nov-2011-gta-conclui-1o-ciclo-de-buscas-por-desaparecidos-politicos-da-guerrilha-do-araguaia

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.