Comemorações do Mês da Consciência Negra começam nesta sexta em Alagoas

Manifestações culturais serão realizadas em todo o Estado

A abertura do do Mês da Consciência Negra será realizada hoje em União dos Palmares. Durante todo o mês de novembro, o Estado homenegeia Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência e de luta do povo afro-brasileiro. A solenidade de abertura será realizada, às 9h, no auditório da prefeitura e contará com apresentações culturais.

O município de União dos Palmares também vai realizar a tradicional caminhada “Pela Igualdade e Respeito às Diferenças”, a partir das 15h, com concentração no bairro Roberto Correia de Araújo e término na Estação Ferroviária.O secretário de Cultura da cidade, Elson Davi, destaca a importância do Mês da Consciência Negra para o município e para Alagoas.

“Além das comemorações, este é um momento de reverenciar e discutir a figura de Zumbi dos Palmares e sua importância histórica para União dos Palmares e Alagoas”, afirmou.

As ações em União dos Palmares contam com o apoio e a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação Cultural Palmares. “Com participação das secretarias municipais de Cultura e de Turismo e do Governo do Estado, houve a realização do primeiro Mês da Consciência Negra, um grande sucesso em 2010 e que pretendemos repetir este ano”, disse Elson Davi.

O Mês da Consciência Negra também será comemorado em diversos outros municípios. Em Maceió, nesta domingo (6), será realizado o Festival Zumbi Vive 2011.

Promovido pela Quilombo Produções, o Festival Zumbi Vive está em sua quarta edição e visa desenvolver e expandir os valores étnicos culturais na sociedade. O evento também busca manter viva a figura de Zumbi, líder negro que doou a vida à luta por liberdade.

Segundo a produtora da Quilombo Produções, o Zumbi Vive promove, pela primeira vez, um evento totalmente aberto ao público, dividido em ciclo de debates e show. “Estamos felizes pelo evento estar mais uma vez fazendo parte da programação das comemorações do Mês da Consciência Negra”, afirmou Ildete Sena.

O ciclo de debates foi realizado na quinta-feira (3) no Teatro Linda Mascarenhas. Os shows com as bandas Vibrações, Shamayin Zion (BA) e Sisal Root (SE) serão realizados no dia 6 de novembro, a partir das 17h, na praça Multieventos, Pajuçara.

http://aquiacontece.com.br/noticia/2011/11/03/comemoracos-do-mes-da-consciencia-negra-comecam-nesta-sexta-em-alagoas

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.