PT vai ao STF para garantir defesa de decreto que trata das terras quilombolas

Cida Abreu, secretária nacional de Combate ao Racismo/PT (Foto: Arquivo)

Peça jurídica “Amicus Curiae” solicita ao tribunal autorização para sustentação oral do Partido dos Trabalhadores contra ação do DEM

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo/PT protocola nesta quinta-feira (27), às 14 horas, no Supremo Tribunal Federal, solicitação para entrar na qualidade de “Amicus Curiae” na ação que solicita ao STF a realização de Audiência Pública e autorização para sustentação oral do Partido dos Trabalhadores, na defesa do Decreto 4887/2003.

O decreto garante o direito de identificação, reconhecimento, demarcação e titulação de terras tradicionais de quilombos, que vem sendo contestada pelo DEM por meio de ADIn, que deveria já ter sido julgada pelo Supremo.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, abordou a iniciativa do Partido ao Portal do PT. “Nós estamos ingressando com Amicus Curiae, que é na verdade um parceiro de uma ação subscrita por mim, e que pretende fazer valer os direitos dos quilombolas, que o partido chamado DEM quer anular no Supremo Tribunal Federal, contestando as políticas que foram implantadas pelo governo Lula e que agora têm segmento com a presidenta Dilma”.

Rui Falcão lembrou que o DEM também entrou com ações contra a política das cotas raciais implementadas no governo Lula. “Foi no governo Lula que se criou a secretária de promoção de Igualdade Racial (Seppir) e, a partir daí, políticas de transversalidade, de mudanças nos currículos escolares e uma série de políticas públicas destinadas a reconhecer os direitos dos nossos irmãos afrodescendentes, e de reparar danos que vêm desde a época da escravidão, além do reconhecimento das terras e os direitos dos quilombolas, que também integram essas políticas. O DEM, assim como contestou as políticas de cotas raciais, contesta agora também a demarcação de terras dos quilombolas”, disse o presidente.

A entrega do documento será feita pela secretária nacional de Combate ao Racismo, Cida Abreu, acompanhada por lideranças quilombolas e de parlamentares petistas.

http://www.pt.org.br/index.php?/noticias/view/pt_vai_ao_stf_para_garantir_defesa_de_decreto_que_trata_das_terras_quilombo

Comments (1)

  1. Importante atitude do Partido dos Trabalhadores!
    (Re)Vivifica a relação direta com os movimentos sociais, tão presente na história fundante do Partido.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.