Comissão da Verdade é aprovada no Senado

Alana Rizzo

Brasília – O Senado aprovou, nesta quarta, a criação da Comissão da Verdade, colegiado que investigará violações de direitos humanos cometidas entre 1946 e 1988. A proposta era prioridade para a presidente Dilma Rousseff e ainda atende uma das determinações da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos no caso da Guerrilha do Araguaia – o tribunal condenou o Brasil. O texto segue agora para a sanção.

A oposição, ao contrário do que ocorreu na Câmara, não apresentou objeções à proposta. O PSOL e o senador Pedro Taques (PDT-MT) desistiram de apresentar emendas e o texto foi aprovado sem modificações, depois de quase duas horas de discussão. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, acompanhou a votação no plenário. Depois da aprovação, a polêmica ficará por conta da nomeação dos membros da comissão. Caberá à presidente indicar sete nomes para o grupo, cujo trabalho vai durar dois anos. O colegiado terá a responsabilidade de investigar, por exemplo, mortes e desaparecimentos forçados que aconteceram durante o período militar.

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/10/27/interna_politica,258459/comissao-da-verdade-e-aprovada-no-senado.shtml

Comments (1)

  1. Muito boa esta decisão.Espero que a militarização das aldeias indígenas,a criação de presidios e da guarda rural indígena,assim como o desaparecimento,exilio,tortura de muitos presos indígenas enriqueçam esta investigação.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.