CTB-RS cria coletivo de Combate ao Racismo

Emanuel de Mattos – CTB-RS

Depois da Bahia e no Rio de Janeiro, o Rio Grande do Sul é o terceiro estado em que a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) criou o Coletivo de Combate ao Racismo. O ato, realizado em 24/10, contou com a presença de Valmira Luzia, Secretária Nacional de Igualdade Racial da CTB, e de Silvio Pinheiro, Secretário de Políticas Sindicais da CTB.

O objetivo desse Coletivo é tornar público os casos de preconceito racial e de proporcionar condições de igualdade a quem é discriminado em seu local de trabalho.

A diretora de Políticas Sociais da CTB-RS, Izane Mathos, escolhida para coordenar o Coletivo estadual, justificou a prioridade no lançamento. “O Rio Grande do Sul é um estado conservador, onde a característica é a colonização europeia. Aqui, o afro-descendente é muito discriminado, principalmente em seu local de trabalho. Queremos agregar trabalhadores do setor rural porque nós temos no campo a questão dos quilombolas, que sofrem pela falta de terra ou de documentação da sua terra, que foi herdada dos ancestrais. Queremos, também, defender os afro-descendentes não só em seus locais de trabalho, mas também atuar nas questões que os envolvem na sociedade”.

A diretora da Secretaria Nacional de Igualdade Racial da CTB, Valmira Luzia da Silva, considerou vitoriosa a iniciativa. “Nós conseguimos fazer uma discussão ampla sobre as questões relacionadas à luta do Coletivo de Combate ao Racismo, como o fim da discriminação no mercado de trabalho. Conseguimos, também, confirmar a agenda até o final deste ano, a fim de projetar para 2012 outras atividades, como audiências públicas, que ajudem o nosso movimento a crescer no Rio Grande do Sul. É uma região vital para a CTB, já que no Sul estão localizados grandes sindicatos da nossa Central, além de ter sido local onde historicamente ocorreram grandes conflitos por causa da discriminação racial”.

O Secretário de Políticas Sindicais e representante do Coletivo Nacional de Combate ao Racismo, Silvio Pinheiro, destacou a importância de fortalecer os coletivos regionais. “Nosso objetivo é implantar o Coletivo na maioria dos estados até 2012, a fim de ser criada a Secretaria de Combate ao Racismo, fórum ideal para a discussão em nível nacional de questões que envolvam o racismo no mercado de trabalho”.

Além da presença de Guiomar Vidor, presidente da CTB, seção RS, membros da diretoria e representantes de diversos sindicatos, o ato foi prestigiado pela Ordem dos Advogados do Brasil – RS, através de Jeferson Cardoso, membro da Comissão de Direitos Humanos da entidade.

http://www.mundosindical.com.br/sindicalismo/noticias/noticia.asp?id=7549

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.