Manejo do Mundo é vencedor do Prêmio Jabuti 2011

O livro Manejo do Mundo – Conhecimentos e Práticas dos Povos Indígenas do Rio Negro venceu o Jabuti na categoria Cîências Humanas da 53ªedição do prêmio, considerado um dos mais importantes da literatura no Brasil. A informação foi divulgada pelo twitter da Câmara Brasileira de Livro (CBL oficial).

Editado pelo ISA e pela Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn)e publicado em 2010, Manejo do Mundo- Conhecimentos e Práticas dos Povos Indígenas do Rio Negro é o primeiro volume da coleção Conhecimentos Indígenas, Pesquisa Intercultural, que tem o apoio do Instituto Arapyau. Reúne vinte e dois textos sobre conhecimentos indígenas e pesquisas interculturais a respeito do tema, no Alto Rio Negro, que relatam vivências cotidianas e rituais das comunidades ao longo do ciclo anual: seja no manejo apropriado dos peixes, dos animais da terra, aves, insetos, das atividades da agricultura, pesca, caça e coleta, e das doenças de cada tempo.

O antropólogo do Programa Rio Negro do ISA, Aloísio Cabalzar, organizador da publicação, explica que é uma produção coletiva e sintetiza diversas pesquisas interculturais realizadas no Alto Rio Negro, noroeste amazônico (Brasil e Colômbia).  Manejo do Mundo estava entre os dez finalistas na Categoria Ciências Humanas e foi o vencedor, anuciado pela Câmara Brasileira de Livros hoje (17/10).

Não é a primeira vez que o ISA concorre e ganha o prêmio. Foi assim na edição de 2004, com o livro Biodiversidade na Amazônia Brasileira e em 2005, comTerras Indígenas e Unidades de Conservação o desafio das sobreposições.

Manejo do Mundo – Conhecimentos e Práticas dos Povos Indígenas do Rio Negro está à venda pela na loja do ISA. Confira!

http://www.socioambiental.org/noticias/nsa/detalhe?id=3429

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.