“Santo Amaro não pode esperar mais”, afirmou Walter Pinheiro em 7 de junho. E daí?

Tania Pacheco

No dia 26 de maio deste ano, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado realizou audiência pública para discutir a contaminação por chumbo em Santo Amaro da Purificação, Bahia. Na mesma tarde, os senadores Paulo Paim, Presidente da Comissão, e Walter Pinheiro tiveram audiência com a Presidente da República, a quem entregaram um dossiê sobre a questão. A resposta foi imediata: “A pedido de senadores, Dilma determina solução para desastre ambiental em Santo Amaro”.

No dia 7 de junho de 2011, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) fez o discursou do vídeo (transcrito abaixo) acima, cobrando os desdobramentos da audiência e da determinação presidencial. E daí?

Uma busca na internet mostra uma infinidade de estudos acadêmicos, de diferentes estados, que devem ter rendido mestrados, doutorados e mais pontos na Plataforma Lattes. E daí?

Uma ficha do saite da Fiocruz indica que, no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/CPqGM, da Fiocruz Bahia, Maria Lúcia Vieira Moreno está com trabalho em andamento sobre “Estudos ultra-estruturais avaliando as lesões causadas por metais pesados na população, em um primeiro momento, e posteriormente na vegetação e em animais que se encontram nas áreas de risco de contaminação em Santo Amaro”. E aí?

“Srªs e Srs. Senadores, Presidente Paulo Paim, quero aproveitar a presença de V. Exª na Presidência da sessão desta tarde para lembrarmos aqui uma questão, de suma importância, de que se tratou numa audiência pública realizada por nós na Comissão presidida por V. Exª, que determinou, inclusive, o rumo, eu diria, dos encaminhamentos para a solução da grave situação por que passam moradores da cidade de Santo Amaro, uma das cidades mais importantes do Recôncavo Baiano, principalmente pela sua cultura.

Quero lembrar aqui que, logo em seguida à audiência pública, tivemos oportunidade, naquele momento, de, num contato com a Presidenta Dilma Rousseff, entregar a ela um material e mostrar as fotos, eu diria, chocantes daquela situação e, consequentemente, discutir ali um caminho para a busca de soluções para aquele grave caso. A cidade de Santo Amaro convive com uma brutal contaminação por chumbo.

Naquela audiência, foi possível a gente mais do que constatar algo que, há anos e anos, a Fundacentro, a Universidade Federal, a população, ONGs e Ministério da Saúde vêm acompanhando. Acredito, meu caro e nobre Paulo Paim, que aquela iniciativa, patrocinada por V. Exª, por mim, pela Senadora Lídice da Mata, com o Deputado Luiz Alberto e o Senador João Durval, que não pôde estar presente, mas que também é parceiro nessa iniciativa,é uma boa iniciativa para que a gente busque um nível de encaminhamento.

Estou tocando neste assunto aqui para que a gente não só dê satisfação, preste contas ao santamarense, ao povo daquela região, ao próprio Governo da Bahia. Logo em seguida, o Governador, em contato conosco, procurou saber, esteve aqui em Brasília, inclusive, fez o mesmo comentário com as autoridades tanto do Ministério da Saúde quanto de outras. O Ministro da Saúde esteve em Salvador na sexta-feira próxima passada. O Secretário da Saúde Jorge Solla também já nos procurou. E a nossa expectativa é o contato, inclusive, com a Secretaria Geral, que ficou encarregada de coordenar os encaminhamentos para que nós pudéssemos construir esse caminho de soluções.

Quero fazer este alerta e, mais uma vez, contar com V. Exª para que nós busquemos rapidinho uma resposta, para que disparemos o processo, já que Santo Amaro não pode esperar mais, muito menos sua gente”.

Comments (1)

  1. E DAI????
    E quem assina esse texto???

    As promessas utopicas do governo federal ainda coninuam no governo atual de forma democratica, sobre acões do executivo com relacão a contaminacão por chumbo em Santo Amaro, continuam na atual gestão,no olhar do senso comum é nada mais do que uma continuidade de vicios e relações nada coerentes a realidade de um povo que morre silenciosamente,é so observar a morbidade promoções estrategicas de governo e politica nada nada democráticos a população, que convivem com esse descaso até mesmo a base aliada se sente dessa forma como explicita a reportagem do senador do PT Walter Pinheiro ele esta sentido na ele a invisibilidade perversa daqueles que não estão nerm ai pra o povo de Santo Amaro e região apos dossiê na comissão veja isso http://ptnosenado.org.br/textos/122-pisca/1193-pinheiro-quer-urgencia-de-socorro-a-contaminados-por-chumbo
    Pinheiro cobra socorro a contaminados por chumbo
    ptnosenado.org.br
    O senador Walter Pinheiro (PT-BA) reclamou da demora do Governo Federal em solucionar os problemas, da população de Santo Amaro da Purificação (BA), provocados pela contaminação por chumbo, que…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.