Quilombolas de Morro Alto ocupam Incra/RS e seguem em negociação

Quarenta quilombolas da comunidade de Morro Alto, localizada em Osório e Maquiné, ocupou, na tarde desta quarta-feira (05), a Superintendência Regional do Incra no Rio Grande do Sul. O grupo exige o início das notificações para saída de agricultores que vivem em uma área reivindicada pelos descendentes de escravos.

Depois de extensa negociação iniciada à noite, foi anunciada a solicitação do Governo Federal de prazo de uma semana para articular o planejamento das próximas ações do trabalho de regularização fundiária da comunidade. A proposta foi apresentada, por volta das 23 horas de quarta-feira, na unidade regional do Instituto.

“O Incra está tomando todas as precauções para minimizar o conflito social na região”, afirmou Roberto Ramos, superintendente do Incra/RS. Segundo ele, a ideia é somar esforços no sentido de garantir a segurança do processo, uma vez que o local abriga cerca de 450 famílias de moradores não quilombolas.

O assunto deve ser tratado conjuntamente pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Fundação Cultural Palmares, Casa Civil e Secretaria Geral da Presidência da República / Secretaria Nacional de Articulação Social.

Participaram da reunião, o diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária, Richard Torsiano; superintendente regional do Instituto, Roberto Ramos; representante do MDA, Edmilton Cerqueira; da Fundação Cultural Palmares, Alexandro Reis; da Seppir, Ivonete Carvalho e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Joel dos Santos.

http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=16670:quilombolas-de-morro-alto-ocupam-incrars-e-seguem-em-negociacao&catid=1:ultimas&Itemid=278

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.