Casa onde nasceu a umbanda ainda pode ser salva!

Recebemos como comentário as informações que socializamos a seguir. Elas foram enviadas por Tania Jandira R. Ferreira, a quem agradecemos. TP.

Há novas informações sobre esse assunto: “A salvação da casa que testemunhou o nascimento da umbanda, em Neves, São Gonçalo, está na mão da prefeita da cidade, Aparecida Panisset. Com o prazo apertado — o imóvel centenário deve ser demolido ainda esta semana, conforme o EXTRA noticiou anteontem — os institutos federal e estadual de patrimônio histórico temem não conseguir agir a tempo de proteger o local.Um decreto da prefeita — que é evangélica —, desapropriando o imóvel para fins culturais, resolveria o impasse. Procurada desde sexta-feira, porém, ela não ainda não se manifestou sobre o assunto.

— Um imóvel com essa importância histórica tem que ser desapropriado. Ela é evangélica, mas uma pessoa pública tem que estar acima da religião — reivindicou Ivanir dos Santos, interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR). De acordo com o arquiteto e urbanista Augusto Ivan Freitas Pinheiro, outros mecanismos para tentar evitar a demolição da antiga casa de Zélio Fernandino de Moraes, fundador da única religião 100% brasileira,seriam mais lentos.— O Ministério Público pode embargar a obra, mas dependeria de uma decisão judicial. Já a prefeitura pode fazer isso quase que imediatamente — explicou. (http://conexaoafro.wordpress.com/category/umbanda/)

O CEUB já solicitou o tombamento da casa como patrimônio histórico, mas o mais rápido segundo a informação da matéria seria um decreto da prefeita. Estamos tentando pressionar a prefeita enviando emails para ela: [email protected]. Se você puder, faça o mesmo!

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.