RS – Após oito horas de negociações, cúpula da Funai é liberada pelos índios em Viamão

Após mais de oito horas reunidos com índios da Reserva Estiva, em Viamão, na Região Metropolitana, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) foram autorizados a deixar o local, por volta de 1h30min, após a assinatura de um documento com todas as reivindicações da aldeia, afirmou no início da madrugada desta terça-feira o cacique Eloir de Oliveira. A informação é do portal do jornal Zero Hora, 04-10-2011.

A cúpula da Funai chegou ao local no final da tarde de segunda para o lançamento de um programa do governo federal para a construção de casas na reserva e foi impedida de sair pelos moradores do local.

— Foi uma reunião tranquila. Não houve nenhum problema de pressão por parte dos indígenas. Vamos levar esse acordo a uma comissão em Brasília – disse o presidente nacional do órgão à Rádio Gaúcha, Márcio Augusto Freitas de Meira.

Já o cacique da aldeia garantiu que a conversa com os 14 funcionários da entidade não se tratou de uma detenção. Conforme ele, a negociação consistia em um “momento histórico”.

— Esperamos que cumpram com o acordado. Quero que fique claro que é uma manifestação pacífica. Ninguém brigou com ninguém. A Funai teve a oportunidade de ver a realidade das aldeias guaranis no Estado. Pedimos desculpas pelo ato, mas esperamos mais empenho — disse Eloir ao presidente da Funai após a assinatura do documento.

— As nossas reivindicações não estavam chegando a Brasília, quando mandavam somente alguns representantes. Então temos que aproveitar ao máximo essa oportunidade — acrescentou.

Além da questão da demarcação de terras, considerada prioridade pelos índios, eles exigem melhorias nas habitações e no fortalecimento da cultura, explicou Eloir.

A reserva existe há 13 anos na cidade e possui 7 hectares de extensão, onde moram 164 índios em 32 famílias.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=48033

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.