Indígenas em defesa de terrório tradicional voltam a marchar na Bolívia

Os povos indígenas voltaram a marchar em direção a La Paz. Eles retornaram com a mobilização em defesa do Território Indígena e Parque Nacional Isidoro Sécure (Tipnis), iniciada há mais de um mês.

Mais de mil e 200 pessoas voltaram a marchar neste final de semana. Os manifestantes avançaram em direção a Marimonos e chegaram ao município boliviano de Palos Blancos, onde foram recebidos por autoridades locais.

No momento, os indígenas se encontram em San Pablo de La Paz, no noroeste boliviano. Depois de acamparem nesta região, devem continuar com a marcha. Os manifestantes pretendem chegar a La Paz quatro dias antes das eleições judiciais, marcadas para o 16 de outubro.

O presidente boliviano, Evo Morales, denunciou na semana passada um suposto plano dos grupos indígenas e opositores políticos em prejudicar as eleições judiciais, ressaltando que a oposição tenta pedir um referendo para a revogação de seu mandato.

No entanto, Adolfo Moye, intregrante do movimento indígena em defesa do Tipnis, garantiu que a marcha nunca teve a intenção de “prejudicar, obstruir ou ser obstáculo para as votações”.

Os manifestantes indígenas foram reprimidos pela polícia boliviana na semana passada, quando a marcha foi desfeita. Eles denunciam que três pessoas estão desaparecidas desde então. Depois da repressão, quatro integrantes do governo boliviano pediram renúncia de seus cargos.

Diante dos acontecimentos, Evo Morales supendeu temporariamente a construção da estrada interestadual que pretende passar pelo terriório indígena. Ele se retratou pela repressão policial e pediu diálogo com os manifestantes.

Porém, os povos indígenas que promovem a marcha rechaçam a proposta e reivindicam a supensão definitica do projeto. Segundo eles, a estrada afetará a biodiversidade do território tradicional.

http://www.brasil.agenciapulsar.org/nota.php?id=8158

 

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.