Resistência do povo geraizeiro e ribeirinho em vídeo

Escrito por Abeltânia Santos

Contradições do modelo de desenvolvimento atual e a resistência do povo geraizeiro e ribeiro são o fio condutor do vídeo documentário Das Águas Gerais: a resistência de um povo que será lançado na próxima quarta-feira, 05 de outubro, às 19h, na Câmara de Vereadores no município de Côcos – BA.

O documentário é um olhar sobre as comunidades geraizeiras e riberinhas que ao longo dos tempos aprenderam a conviver com as Gerais e seus rios e agora são ameaçadas pelos grandes projetos.

O filme mostra o surgimento dos lugarejos, distritos e municípios que compõem o Oeste da Bahia.  Ocupação que revela uma relação intrínseca com as águas, que para o povo é de fundamental importância para a reprodução da vida e fonte de sobrevivência. Na contra mão das comunidades tradicionais, o agronegócio e toda infraestrutura que destrói o meio ambiente, destacando os projetos de barragens que nos rios da região já somam 150.

Das Águas Gerais: a resistência de um povo revela as contradições deste modelo de desenvolvimento e a resistência do povo geraizeiro e ribeirinho frente a estes projetos de barragens. O documentário, busca também apresentar para o conjunto da sociedade a autonomia e soberania de um povo que luta para continuar a viver com qualidade de vida, que em síntese se expressa com ‘fartura’ e ‘casa cheia’ típicas da região Oeste da Bahia.

O vídeo é resultado de um trabalho realizado em conjunto entre as comunidades ribeirinhas, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Cineitierrante, Rede de Educomunicadores do São Francisco e da Comissão Pastoral da Terra. O objetivo é estimular a reflexão crítica sobre a realidade do Oeste e sensibilizar a população para a luta deste povo em defesa dos seus direitos.

Diversas comunidades ribeirinhas dos municípios de Côcos, Coribe, Santa Maria da Vitória, Correntina, além de organizações ambientalistas, movimentos sociais, entidades de apoio e da população em geral participarão do lançamento.

http://www.cptba.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=707:resistencia-do-povo-geraizeiro-e-ribeirinho-em-video&catid=8:noticias-recentes&Itemid=6

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.