Audiência pública sobre a violência em Monte Santo

A violência em Monte Santo que nos últimos três anos vitimou fatalmente cinco trabalhadores que se insurgiram contra a injustiça do latifúndio e da grilagem de terras na região tem mais um capítulo. Na manhã da última quinta-feira, 29/09, foi realizada na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Salvador, uma  audiência pública na presença do Desembargador Gercino, da Ouvidoria Agrária Nacional, para tratar do assassinato do agricultor rural Leonardo de Jesus Leite, morto no último dia 6 de setembro, no Povoado de Mandassaia, município de Monte Santo. Os relatos denunciaram a grilagem de terra, violência, impunidade e injustiça na região.

Foram ouvidos representantes de movimentos sociais que denunciaram a existência de pistoleiros na região ameaçando os trabalhadores rurais. A criminalização das vítimas e dos movimentos sociais também foi um ponto destacado pelos participantes, além do registro de que há policiais militares atuando como “capangas” dos fazendeiros na Bahia.

A audiência reuniu, além de movimentos sociais e familiares de Leonardo, representantes das Polícias Civil, Militar, Federal, Casa Militar. Cada um em sua área de competência comprometeu-se a buscar meios para acabar com os conflitos nos campos baianos. O Ouvidor Agrário Nacional vai pedir agilidade ao Tribunal de Justiça da Bahia na instalação das Varas Agrárias Regionais.

Também solicitou ao Incra rapidez na designação de ouvidor agrário regional e se comprometeu a cobrar deste instituto agilidade na emissão dos títulos da dívida agrária referentes à desapropriação por interesse social para fins da reforma agrária da fazenda Jibóia, em Euclides da Cunha.  Confira esses e outros encaminhamentos na ata da audiência clicando aqui.

http://www.cptba.org.br/

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.