“Seminário debate Promoção da Igualdade Racial nos Eventos Esportivos”

E a desigualdade e a discriminação que estão acontecendo agora, com expulsão de morador@s, destruição de suas casas e objetos, violência e transformação de bairros populares inteiros em espaços para a construção de supervias e para a especulação imobiliária, quando serão discutidas? E com quem? TP.

“Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos”, esse é o tema do seminário que vai ocorrer no dia 03 de outubro de 2011, Hotel Pestana, Espaço Gregório de Matos, a partir das 8h, para discutir quais as ações e as estratégias serão adotadas pelos gestores públicos, empresários e sociedade civil, para garantir a participação da população negra no contexto dos dois megaeventos esportivos que serão sediados no Brasil: A Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.

No seminário serão debatidos o legado social destes eventos e as medidas que deverão ser implementadas na capacitação e geração de emprego e renda, com o objetivo de contribuir com a formação profissional dos afrodescendentes, considerando que os acontecimentos que estão por vir, constituem-se como possibilidades concretas de ações de promoção da igualdade racial.

O encontro será promovido pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretária de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), juntamente com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro.

Estarão presentes ao evento, além do Governador Jaques Wagner, a ministra da SEPPIR, Luiza Bairros e o ministro do Esporte, Orlando Silva, a ex-Prefeita de Atlanta Shirley Franklin, que proferirá a palestra “Promovendo o Empreendedorismo e a Inclusão Racial: O caso das Olimpíadas de Atlanta”, o conselheiro da Embaixada dos EUA, John Matel, o presidente do Conselho da Região Metropolitana de Atlanta, John Eaves, o Secretário da Sepromi, Elias Sampaio e outras lideranças da sociedade civil e do governo.

Na oportunidade, ocorrerá a assinatura de um protocolo de intenções, entre o Governo Federal e o Governo Estadual para Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos, a fim de garantir a implementação de ações conjuntas que assegurem iniciativas e estratégias de inclusão da população negra, nas atividades decorrentes dos eventos esportivos mundiais.

Essa atividade é uma das iniciativas do Plano de Ação Conjunto Brasil-EUA Para Promoção da Igualdade Étnica e Racial (JAPER) e faz parte das ações do Ano Internacional dos Afrodescendentes, no qual terá seu ápice em Novembro, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) promoverá em Salvador, o Encontro Ibero-Americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, em que a presidenta Dilma Rousseff e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com mais 15 chefes de Estado, irão carimbar decisões conjuntas deliberadas, sobre os seguintes temas: infância e juventude negra, continuidade cultural e preservação da vida.

O que: Seminário “Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos”
Data: 03/10/2011
Horário: 8h às 17h30
Local: Hotel Pestana – Espaço Gregório de Matos
Endereço: Rua Fonte do Boi, nº 216 – Rio Vermelho

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.