Índios bolivianos querem retomar protesto após anúncio de Morales

Os índios bolivianos que criticam a construção de uma estrada dentro de um parque nacional ficaram insatisfeitos com o anúncio do presidente Evo Morales de que suspenderá temporariamente as obras, e anunciaram nesta terça-feira que retomarão a marcha da Amazônia até La Paz. Para os índios, o anúncio de Morales confirmou a continuação da obra, já que o governante propôs apenas paralisar a construção enquanto consulta as regiões por onde a via passará, informou à Efe o porta-voz do Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis), Adolfo Moye.

“As comunidades indígenas não querem que essa estrada passe pelo Tipnis. Então, para que ele fará a consulta? Não acreditamos nesta proposta do governo”, ressaltou. “A marcha foi dispersa, mas não impedida. Estamos nos organizando e vamos retomar a marcha depois que calcularmos os danos físicos e materiais que nos causaram”, acrescentou o líder indígena.

Cerca de 1,5 mil indígenas que caminham desde 15 de agosto em direção a La Paz para protestar contra a obra financiada pelo Brasil continuam nesta terça se reunindo em San Borja e Rurrenabaque, municípios do departamento de Beni, após a brutal repressão policial que sofreram no domingo, classificada como “imperdoável” pelo próprio Morales. Na operação, 500 agentes atacaram com gases e cassetetes o acampamento dos índios próximo ao município de Yucumo, a mais de 300 quilômetros de La Paz, amordaçaram os dirigentes e as mulheres, e levaram dezenas deles em ônibus e caminhonetes para cidades vizinhas.

A repressão provocou na segunda-feira uma onda de protestos em todo o país e a renúncia da ministra da Defesa boliviana, Cecilia Chacón, que alegou que existiam outras alternativas para resolver o conflito “por meio do diálogo e do respeito aos direitos humanos, e não pela violência e defesa da Madre Terra”. Os índios são contra a construção porque a estrada atravessará a reserva ecológica do Tipnis, que poderia ser depredada e ter seus territórios invadidos pelos produtores de folha de coca, planta base para a fabricação da cocaína.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5380200-EI294,00-Indios+bolivianos+querem+retomar+protesto+apos+anuncio+de+Morales.html

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.