RO – Novo despejo e graves ameaças

Armas apreendidas em Chupinguáia.
Cinquenta e quatro famílias do Acampamento Barro Branco foram novamente despejadas em Chupinguáia, a pedido do empresário, político e pecuarista Ilário Bodanese, de Vilhena.

No mesmo dia Udo Walhbrink, presidente do sindicato de trabalhadores rurais de Vilhena,  sofreu novamente graves ameaças de morte e teve que fugir depois da abordagem suspeita de um carro com dois homens desconhecidos.

As famílias do Barro Branco já tinham sofrido despejo em fevereiro, e mais tarde voltaram a ocupar a terra da União reivindicada para reforma agrária.

Outras lideranças do acampamento sofreram ameaças e dois homens foram baleados em junho. Depois da intervenção da Ouvidoria Nacional contra a Violência no Campo, um pistoleiro foi detido e diversas armas foram retiradas da Fazenda Bodanese.

Por outro lado, ontem a ouvidoria do INCRA reconheceu em Seringueiras e Vilhena novos procesos de despejo de posseiros em terras da União, que não conseguem evitar.

Chupinguáia e todo o Cone Sul de Rondônia, é uma das regiões onde mais se tem avançado a soja e o agronegócio, e concentra numerosos confitos agrários contra pequenos agricultores. Em 29/07/10 o Ministério Público Federal abriu inquérito público contra as repetidas ameaças de morte recebidas pelo presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena, Udo Valhbrink, que dá apóio aos acampados.

http://cptrondonia.blogspot.com/2011/09/novo-despejo-e-graves-ameacas.html#more

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.