Funai e Brigada de Selva do Rio Negro/AM acertam cooperação para fiscalização territorial

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, e o General de Brigada José Luiz Jaborandy Jr. acertaram parceria para promover ações conjuntas frequentes de planejamento e fiscalização nas Terras Indígenas da região do Rio Negro, no estado do Amazonas. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (15), na 2ª Brigada de Infantaria de Selva, no município de São Gabriel da Cachoeira/AM.

Segundo Meira, “a formação de uma equipe conjunta de trabalho é fundamental para combater os ilícitos cometidos nas Terras Indígenas dessa região de fronteira, como, por exemplo, a pesca predatória e captura de peixes ornamentais, que chega a ameaçar a existência de algumas espécies ”. 

A reunião tratou também de assuntos específicos, como a importância da atuação do pelotão militar na base de Cucuí, área de tríplice fronteira Brasil-Venezuela e Colômbia, onde há presença de comunidades indígenas.  Foi esclarecida a relação de harmonia entre as comunidades indígenas e o pelotão militar – como prevê a legislação brasileira – e a importância do trabalho conjunto entre a Funai, os indígenas e o Exército na gestão territorial da terra indígena.

O general Jaborandy sugeriu ainda parcerias para implementar projetos de sustentabilidade nas comunidades indígenas, com o apoio do Exército. A reunião contou com a participação do presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), Abrahão de Oliveira França, o diretor da Foirn Luiz Brazão dos Santos e um representante das comunidades indígenas de Cucuí, além do coordenador regional substituto da Funai/Rio Negro, Cheine Araújo, e assessores da Funai.

http://www.funai.gov.br/

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.