CE: Pitaguarys e Tapebas fazem protesto no Ibama

Índios pedem mais rapidez nos processos que são encaminhados ao Ibama (DEIVYSON TEIXEIRA)
Índios pedem mais rapidez nos processos que são encaminhados ao Ibama (DEIVYSON TEIXEIRA)

Samaísa dos Anjos

Índios Tapebas e Pitaguarys de diversas idades se reuniram ontem em frente à sede do Ibama, na avenida Visconde do Rio Branco, em Fortaleza.

Gabriel de Abreu, presidente da Associação das Comunidades Indígenas Tapeba (Acita), indicou que queriam uma fiscalização eficaz e rapidez nos processos que são encaminhados ao Ibama, tanto pela Funai, como pelos índios.

Se as ações dos órgãos públicos são lentas, as dos posseiros não perdem tempo: corte de árvores, extração mineral de areia e argila nos rios e lagoas dos territórios indígenas, segundo relataram os índios. “E esse problema é acompanhado por muitas gerações”, lamentou Gabriel de Abreu.

As diferentes gerações chegaram à sede do Ibama em ônibus de Caucaia, Maracaú e Pacatuba em busca de encaminhamentos para os problemas que avançam sobre seus territórios.

Dois casos emblemáticos receberam foco na manifestação e no documento entregue ao Ibama, Semace e que será encaminhado ao Ministério Público: a extração mineral nos Tapebas e a pedreira nos Pitaguarys.

A extração mineral já foi proibida através de decisão judicial, como comentou o assistente técnico da Funai, Weibei Nascimento. Assim, os índios exigem que o Ibama garanta o cumprimento dessa proibição. Após as reuniões, o Ibama se comprometeu a catalogar as terras indígenas e os autos de infração registrados no órgão. Já para a sede da Semace, os índios levaram a preocupação com os licenciamentos desordenados de empreendimentos que interferem nas comunidades indígenas. A Semace realizará um sobrevoo no territórios e fará também levantamento das licenças que foram emitidas dentro e em torno das áreas indígenas.

Após as reuniões, os envolvidos destacaram a necessidade de uma ação em conjunto. Reuniões entre Ministério Público, Ibama, Semace, Funai, Polícia Federal, Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e representantes indígenas serão pensadas para discutir as questões.

http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/09/16/noticiafortalezajornal,2299378/pitaguarys-e-tapebas-fazem-protesto-no-ibama.shtml

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.