Especialista independente cobra mais atenção ao descarte do lixo hospitalar

Relator Especial da ONU sobre direitos humanos e resíduos tóxicos, Calin Georgescu
Relator Especial da ONU sobre direitos humanos e resíduos tóxicos, Calin Georgescu

Calin Georgescu propõe o desenvolvimento de um quadro legal internacional abrangente para a gestão e eliminação de resíduos médicos perigosos e recorda o embarque irregular, em 2009, de lixo hospitalar da Inglaterra para o Brasil. .

O Relator Especial da ONU sobre direitos humanos e resíduos tóxicos, Calin Georgescu, divulgou otem (14/09) seu relatório sobre o tema. Em sua opinião, a comunidade internacional tem dado pouca atenção para o crescente problema do lixo hospitalar, apesar da ameaça que representa para milhões de pessoas e ao meio ambiente.

O Relator Especial propõe o desenvolvimento de um quadro legal internacional abrangente para a gestão e eliminação de resíduos médicos perigosos, bem como a substituição da incineração como método de eliminação de resíduos perigosos médicos, por outros mais ecológicos e seguros.

“Cerca de 20% a 25% do total de resíduos gerados por estabelecimentos de saúde são considerados como perigosos e podem criar uma variedade de riscos ambientais para a saúde se não forem administrados e eliminados de forma adequada”, adverte o perito independente. Resíduos de saúde perigosos incluem produtos químicos ou remédios com validade vencida, materiais radioativos, entre outros.

O Brasil é citado duas vezes no relatório, com casos históricos que exemplificam a má gestão e o risco representado por esse tipo de lixo. No caso mais recente, de 2009, recorda o embarque irregular de 1,4 mil toneladas de resíduos da Inglaterra para o Brasil. Entre o material embarcado foram encontradas camisinhas usadas e siringas, misturadas com o lixo doméstico.

Georgescu também lembra um caso ocorrido em 1988, quando quatro pessoas morreram e 28 ficaram feridas, em Goiânia, após serem expostas a equipamentos usados na radioterapia descartados de forma imprópria.

Acesse para ver o relatório completo apresentado ao Conselho de Direitos Humanos: http://www2.ohchr.org/english/bodies/hrcouncil/docs/18session/A-HRC-18-31_en.pdf

 

http://www.onu.org.br/especialista-independente-cobra-mais-atencao-ao-descarte-do-lixo-hospitalar/

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.