PR: Lideranças indígenas invadem sede da Funasa

A mobilização é regional e está acontecendo simultaneamente em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Aproximadamente 22 líderes indígenas de aldeias paranaenses invadiram nesta terça-feira (13), às 14 horas, a sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Curitiba. A mobilização é regional e está acontecendo simultaneamente em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com Romancil Creta, presidente da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), entre as reivindicações estão a manutenção da força de trabalho e a ampliação dos recursos destinados à atenção à saúde dos povos indígenas, a anulação do edital de chamamento de entidades para a celebração de convênio voltado à saúde das populações indígenas e a exoneração imediata do Secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves.

“Não existe previsão para desocupação da sede da Funasa em Curitiba”, informa Cretã.

No Paraná, segundo dados da Fundação Nacional do Índio (FUNAI)  Paraná, existem 15 mil índios – da etnia Kaigang, Guarani e Xetá vivendo em 56 aldeias tradicionais.

No Brasil a população que vive em aldeias é de 512 mil pessoas, distribuídas em 225 etnias, com 180 línguas diferentes. Já nos dados do IBGE, 734 mil pessoas se auto identificaram como indígenas no ano de 2000.

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=190750&t=liderancas-indigenas-invadem-sede-da-funasa-

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.