Comitê Anti-Racismo da ONU solicita ao Reino Unido que suspenda despejo de ciganos

Nova Iorque, 05 set (RV) – As Nações Unidas anunciaram profundo pesar pela insistência das autoridades do Reino Unido em despejar ciganos e famílias nômades irlandesas do condado de Essex. As autoridades alegam não terem condições de providenciar acomodações alternativas apropriadas culturalmente a eles.

“Nós pedimos que o Governo suspenda o plano de despejos, o que poderia afetar desproporcionalmente as vidas dos ciganos e dos nômades irlandeses, particularmente mulheres, crianças e idosos”, disseram em pronunciamento membros do Comitê para a Erradicação da Discriminação Racial das Nações Unidas numa resposta à decisão de despejar as famílias da comunidade de Dale Farm.

“Nós pedimos que as autoridades encontrem uma solução harmônica e justa, que inclua a identificação de acomodações culturalmente apropriadas, com total respeito aos direitos das família envolvidas”, completaram.

A questão de Dale Farm tem sido extenuamente discutida com a delegação do Reino Unido durante a análise do Comitê para o país. Em março do ano passado, o Comitê enviou uma carta de aviso prévio e procedimento de urgência que expressou a preocupação das Nações Unidas em busca de esclarecimentos e proteção aos direitos humanos das famílias.

O Comitê disse que os despejos podem violar os termos da Convenção de Roma e vão contra a Recomendação Geral nº 27 do Comitê para a Erradicação da Discriminação Racial das Nações Unidas.

“Nômades e ciganos já enfrentam considerável discriminação e hostilidade na sociedade e o Comitê está profundamente preocupado que isso possa piorar por meio de ações tomadas pelas autoridades e por algumas reportagens sobre o problema”, conclui o Comitê. (RB)

http://www.oecumene.radiovaticana.org/bra/articolo.asp?c=518013

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.