Cultura e luta: “Salve São Francisco” (vídeo)

Tania Pacheco

Pra quem não sabe, o nome da música é “Carranca que chora”, de Geraldo Azevedo e Capinam, cantada por Geraldo e Maria Bethânia. O DVD Salve São Francisco, também dele, junta gentes e cidades, cantos e imagens, mistérios e lembranças. Do vapor de Pirapora, de 1913, recuperado e queimando “lenha reflorestada”, às canoas e ao comentário de que, agora, é o mar que adentra o São Francisco…

Não conheço o “velho Chico” e, segundo amigos e amigas de luta, provavelmente não conhecerei. Mas isso não me impede de brigar e de chorar por ele (como acabo de fazer, na emoção de ver pela primeira vez o DVD, belo presente que chegou de suas margens, numa caixa repleta de surpresas).

Também não conheço Brejo dos Crioulos, o Verde Grande, a Lapinha, os Xakriabá, Gurutuba, os Vazanteiros e, finalmente, Pau Preto. “Vazanteiro e quilombola unido jamais será vencido!” – está no grito filmado, fincando na marra a marca da RDS… Mas, subindo do norte de Minas tantas e tantos outros que nascem e lutam às suas margens, nesse caminho que sempre me perturbou por “contrariar a gravidade” da imagem que nos impuseram do País e do planeta, sigo com eles… Na imaginação e no sentimento… Nas imagens e no som que agora empresto do Youtube… Na luta, na vida, na indignação e na esperança… que é disso que se alimenta este Blog!

.

Comments (2)

  1. hoje vi esse clipe da linda cançâo carranca que chora.olhando o soturno entardecer da minha querida cidade quem chorou fui eu,geraldinho tenho orgulho de ser nascido as margens do velho chico e saber que por ele tantos quanto vc que é filho do velho chico o admiram.que alegria que alegria fiquei emocionado com vontade de viver.só vc prá conseguir trazer a verdadeira essencia e o real valor do sâo francisco.

  2. Beleza de texto, menina!
    Nunca diga>: dessa água (do São Francisco) não beberei… rs. Te esperamos por aqui…

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.