Indígenas são proibidos de falar língua guarani em escola de MS

Lúcia Morel, direto de Campo Grande

Indígenas que estudam na Escola Municipal Nerone Maiolino, em Campo Grande (MS), foram proibidos de conversar em guarani, sua língua-mãe, dentro da instituição. Três alunos que fazem a 2ª série do fundamental assinaram inclusive um termo, exigido pela direção da escola, se comprometendo a não falar no idioma original do povo kaiowa.

A indígena Maura Amaral, 35 anos, é uma das que teve que assinar o termo junto com o marido, Orlando Turíbio, 41 anos. Eles e mais um amigo que estuda na mesma escola e também mora na Aldeia Urbana Água Bonita foram chamados pelo diretor da escola e avisados de que não poderiam mais conversar na língua-mãe.

Sem entender o motivos, eles assinaram o papel sem nem mesmo ler o que estava escrito. “Primeiro o diretor disse que a gente não podia mais conversar em guarani na escola e depois deu o papel pra gente assinar. Não sei ler direito e nem deu tempo”, disse Maura.

Seu marido afirmou que, ao serem chamados pela direção, os três ficaram preocupados. “Estávamos em aula”, disse. Quando foram conversar com o diretor, ele contou sobre o que se tratava, e “fiquei sem entender. Nem falamos muito em guarani, quando conversamos é em português e por isso denunciamos o caso, não está certo proibirem”, reclamou.

A assessoria da prefeitura disse que não houve proibição no uso do guarani, mas uma recomendação de que os estudantes evitassem conversar na língua materna dentro da sala de aula. O motivo teriam sido piadas e conversas altas que o grupo estaria provocando dentro do local.

De acordo com a prefeitura, uma outra aluna indígena, que também estuda na escola, entendia o que os três conversavam e teria dito à professora que eles faziam “piadinhas e deboches” a todo momento. A professora levou o fato ao conhecimento da direção, que se reuniu com os três alunos e pediu para que evitassem o uso do guarani para não haver constrangimentos.

A Secretaria Municipal de Educação abriu um processo administrativo para averiguar o caso e a denúncia foi encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE).

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0%2c%2cOI5327824-EI8266%2c00-Indigenas+sao+proibidos+de+falar+lingua+guarani+em+escola+de+MS.html

Comments (1)

  1. Uma vergonha, o país continua maltratando e discriminando os indígenas sob diversas formas. Essa historinha de que eles estavam fazendo piadas é meio improvável. Uma vez que são os não-índios que discriminam as minorias étnicas.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.