Câmara discutirá com ministros problemas do povo Yanomami com o garimpo

As comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; e de Direitos Humanos e Minorias vão realizar audiência pública conjunta com os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo; e da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. Os parlamentares querem debater a violação dos direitos do povo Yanomami causada pelo garimpo patrocinado por não-índios nas terras indígenas localizadas no estado de Roraima.

A iniciativa do debate, que ainda não tem data marcada, foi da deputada Janete Capiberibe (PSB-AP). De acordo com a deputada, cerca de 1.500 garimpeiros exploram o garimpo ilegal nas terras indígenas. Os garimpeiros estariam operando seis voos diários não homologados dentro da terra indígena. Janete disse que o fato já foi denunciado aos órgãos federais e, segundo a Hutukura Associação Yanomami (HAY), nenhuma providência foi tomada. 

A deputada afirmou que os índios da região, que abrange os estados do Amazonas e de Roraima, estão apreensivos porque nas décadas de 80 e 90 cerca de 40 mil garimpeiros exploraram a lavra nas suas terras, provocando a redução de aproximadamente 20% da população indígena. Eles também denunciam a poluição dos rios com mercúrio, a redução dos peixes e da caça, a prostituição de mulheres e adolescentes, e a invasão de áreas degradadas e florestas.

Convidados

Foram convidados também para o debate:
– o diretor do Departamento de Polícia Federal, Leandro Daliello Coimbra;
– o diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Dâmaso.
– a coordenadora da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal e vice-procuradora da República, Déborah Duprat;
– o presidente da Hutukura Associação Yanomami, Davi Kopenawa Yanomami;
– a representante do Instituto Socio-Ambiental (ISA), Ana Paula Caldeira Souto Maior; e
– o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freitas de Meira.

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/DIREITOS-HUMANOS/202076-CAMARA-DISCUTIRA-COM-MINISTROS-PROBLEMAS-DO-POVO-YANOMAMI-COM-O-GARIMPO.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.