AC: é assinada ordem de serviços para construção de 20 escolas indígenas

O governador do Acre, Tião Viana, e o secretário de Educação, Daniel Zen, assinaram a ordem de serviço  nesta quarta-feira, 31, na Secretaria Estadual de Educação. O ato contou com a presença de lideranças indígenas.

“Faz 25 anos que a gente esperava a construção de uma escola na nossa terra indígena. Hoje temos 100 alunos, mas não tínhamos escola. Por isso, para nós esse é um momento de muita alegria. Essa oportunidade de estudar chegou no momento certo”, comemorou Francisca Arara.

Com a garantia de chegada da escola até a aldeia, a líder indígena ressalta que a comunidade poderá desenvolver outros trabalhos. “Agora vamos capacitar o nosso pessoal na área de português, vamos poder publicar materiais didáticos, a realização de pesquisas e publicações. Isso vai ajudar a fortalecer a nossa cultura”, disse ela.

Ampliação da rede pública de ensino

Daniel Zen explicou que no Acre existem 100 escolas indígenas e com a construção das novas unidades o estado terá um aumento de 20% deste total. “É um percentual significativo de ampliação da rede de escolas indígenas que significam mais acesso”, observa.

Contudo, o secretário de Educação avisa que essas unidades serão fiscalizadas durante suas construções para garantir a qualidade das obras.

http://www.cinep.org.br/news/show/id/89

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.