Inaugurada primeira rádio comunitária em assentamento do Rio Grande do Norte

A FM 87,9 Rádio Cepac, localizada no assentamento Eldorado dos Carajás II, no município potiguar de Macaíba, região da Grande Natal, iniciou suas transmissões oficialmente na última sexta-feira (19). Trata-se da primeira rádio comunitária instalada em uma área de reforma agrária do Rio Grande do Norte, com programação voltada à agricultura familiar e à divulgação da cultura local.

A inauguração da rádio contou com as presenças de representantes do Incra, da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/RN), além de autoridades estaduais e da comunidade local.

Há cerca de um mês, a FM 87,9 entrou no ar em fase experimental. Nas próximas três semanas, a equipe da rádio, formada por 28 jovens do assentamento, passará por uma capacitação, com aulas ministradas por docentes do curso de Radialismo do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), dentro do projeto de extensão “Comunicação comunitária, educação e desenvolvimento sustentável”. Durante esse período, a FM tocará apenas música popular brasileira.

Ao final do treinamento, a equipe estará preparada para assumir todas as etapas de trabalho na rádio, desde a produção, operação de áudio, montagem da programação até a locução. “A idéia é manter a rádio funcional, de forma estratégica, para que ela atenda a comunidade. Quem sabe, esse é o primeiro passo para formarmos futuros comunicadores”, afirma o jornalista e professor universitário Hélcio Pacheco de Medeiros, responsável pela capacitação dos jovens assentados.

Um dos coordenadores da rádio e presidente da Associação de Eldorado dos Carajás II, Severino Ramos Vitorino da Silva, explica que a faixa de frequência em que a FM opera permite alcançar dez comunidades rurais vizinhas  e parte do município de Macaíba. Ele conta que a idéia de ter uma rádio comunitária surgiu em 2005, a pedido dos jovens do assentamento. Somente em 2010 o sonho se concretizou, com a aquisição do direito de concessão da rádio, dado pelo Ministério das Comunicações.

O aparato tecnológico (transmissor, microfones e antena) foi comprado por intermédio de convênio com a Coordenadora Ecumênica de Serviços (Cese) e o Sindicato dos Servidores Municipais de Macaíba. Todo o processo está dentro das leis e normais estabelecidas pela Anatel.

Mais informações sobre a iniciativa por meio do site cepacdemacaiba.blogspot.com.br. Os ouvintes podem entrar em contato pelo telefone (84) 3327-1231 ou encaminhar e-mail [email protected] .

http://www.incra.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=16481:inaugurada-primeira-radio-comunitaria-em-assentamento-do-rio-grande-do-norte&catid=1:ultimas&Itemid=278

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.