AM: Incêndio em terra indígena foi controlado apenas na madrugada deste sábado

Comunidade Beija-Flor, em Rio Preto da Eva, foi vítima de invasão e incêndio no final da tarde desta sexta-feira (19)

Elaíze Farias

O incêndio que atingiu uma área verde dentro da Terra Indígena Beijar-Flor, em Rio Preto da Eva (a 57,50 quilômetros de Manaus), foi controlado apenas na madrugada deste sábado (20), segundo informações do tuxaua da comunidade, Fausto de Andrade. “O Corpo de Bombeiros chegou às 21h e levou quatro horas para apagar o fogo”, disse Fausto.

O incêndio começou às 18h e foi provocado por um grupo de invasores que entrou na terra indígena. Segundo Fausto de Andrade, a vegetação localizada ao redor de um igarapé de onde os indígenas retiram água para suas necessidades foi destruída.

“Eles entraram e começaram a queimar a área e armaram barracas. Felizmente a Guarda Municipal de Rio Preto da Eva derrubou tudo e depois chegaram os bombeiros”, disse Andrade. Conforme o tuxaua, o grupo era formado por quase “40 pessoas”. A comunidade vai fazer um boletim de ocorrência na delegacia do município.

O secretário de meio ambiente de Rio Preto da Eva, Reinaldo Farah, disse que os invasores são pessoas que ficaram de fora de um loteamento concedido pela prefeitura do município.

Farah informou que a tentativa de invasão da área verde, que foi doada aos moradores de Beija-Flor para que ela faça parte da terra indígena e assim seja protegida, começou no início desta semana. A revolta dos invasores, segundo Farah, é porque eles não foram contempladas por lotes de terra.

Os lotes, porém, já vinham sendo ocupado por outras famílias de invasores e que passaram numa “triagem” da prefeitura para receber o direito da prefeitura de continuar morando no local. De 800 cadastradas, apenas 140 receberam os lotes, localizado nas proximidades da terra indígena.

Farah disse que a prefeitura vai continuar fazendo ronda na área para evitar novas invasões, mas ele disse que os moradores de Beija-Flor foram orientados a cercar a área que lhe foi doada.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-incendio-terra-indigena-controlado-madrugada_0_539347035.html

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.