Indígenas discutem a inclusão digital nas aldeias

No dias 18 e 19 de agosto, integrantes do Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri) se reúnem em Campo Grande, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), para o II Fórum de Discussão sobre Inclusão Digital nas Aldeias (Fida). O fórum conta com a participação do cineasta boliviano Iván Molina, indígena da etnia Quéchua. O evento é realizado pelo projeto Rede de Saberes, que apoia a permanências de indígenas em universidades do estado.

Diferente do que muitos pensam as tecnologias e as tradições indígenas se relacionam muito bem, ou seja, os índios não deixam de ser indígenas por usar recursos tecnológicos como todas as outras culturas fazem. Isto não é um problema para os índios, mas o importante é discutir como utilizar as mídias da melhor forma. No primeiro fórum, em dezembro de 2010, foi constatada a importância de jovens e mais velhos estarem juntos nestes processos de produção audiovisual, pois os anciãos guardam sabedorias muito importantes para toda comunidade, que podem ser registradas para permanecer entre o povo depois de sua morte. Os indígenas acreditam que os rezadores, lideranças e anciãos são verdadeiras “bibliotecas”.

Durante as discussões no primeiro fórum os indígenas perceberam que as produções de vídeo e uso das tecnologias podem ser grandes aliados na luta por seus direitos. Também são instrumentos para mostrar quem realmente são os indígenas, o que segundo eles, muitas vezes a imprensa não mostra. Os projetos de inclusão digital e produção audiovisual estão quase sempre relacionados às escolas das aldeias, o que fez os participantes do fórum perceber que o ambiente escolar é um lugar ideal para essas iniciativas e inclusive para discussões acerca do tema.

Sugestão de fontes

Iván Molina

Nascido na Bolívia, da etnia Quéchua, Iván se formou como cineasta na Escola Internacional de Cinema e TV San Antonio de Los Baños (EICTV), em Cuba. Teve como um de seus professores o escritor Gabriel García Marquez. Ivan tem formação em Sociologia, experiência com Jornalismo e é diretor e professor da Escola de Cinema e Artes Audiovisuais de La Paz, Bolívia. Também é membro da comissão do DOCTV e já foi até mesmo reconhecido com um prêmio na Itália por seus trabalhos com jovens.

Gilmar Galache

Presidente da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri), indígena da etnia Terena, faz parte do Coletivo Terena de Cinema. Organizador do Fida. Produtor do filme Bandeira, que mostra a festa dos Terena em comemoração a uma promessa à São Sebastião que salvou vidas depois de uma epidemia de febre amarela, em 1925.

Eliel Benites

Professor e coordenador da Escola Estadual Indígena Yvy Poty, em Caarapó – MS, indígena da etnia Guarani Kaiowá. Membro da Associação Cultural de Realizadores Indígenas (Ascuri). Conselheiro do Ponto de Cultura Teko Arandu.

Antonio Brand

Historiador, coordenador do projeto Rede de Saberes.

Enviada por Neppi Ucdb  para a lista superiorindigena.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.