Vale é multada em R$1,5 milhões por poluíção ambiental em Itabira

A mineradora Vale foi notificada por duas vezes em uma semana por estourar os níveis de poluição ambiental, e além da autuação foi multada em 1,5 milhão de reais.

No dia 4 de agosto a mineradora foi autuada em 500 mil (quinhentos mil) reais por ultrapassar os índices permitidos pela legislação ambiental, que mede a poluição de partículas suspensas no ar, por diversas estações de monitoramento instaladas pela cidade e fiscalizada pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Codema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente).

Cerca de sete dias após a primeira notificação de multa, no dia 11 de agosto, a mineradora foi novamente notificada e multada pela segunda vez, sendo que desta vez em um (1) milhão de reais, devido à reincidência na infração cometida anteriormente.

A informação apurada pela reportagem é que a qualidade do ar “estourou” [passou dos limites aceitáveis que é permitido por lei], isso por duas vezes numa mesma semana.

O dia que mais foi crucial para a notificação e multa aconteceu no inicio do mês, mais precisamente no dia 2 de agosto. Enquanto era realizada a desapropriação do Aglomerado do Sem Terra (bairro Drummond), várias pessoas puderam visualizar um cinturão de poeira oriundo das minas da Vale, que pegava desde as Minas do meio passando pela Periquito, seguindo até a Mina Conceição. Somente a Mina Cauê que não teria causado transtorno devido à atuação dos aspersores de água.

A reportagem verificou também que neste dia a mina ficou parada por cerca de duas horas [os caminhões fora de estrada ficaram parados] a ordem era para evitar mais levante de partículas [poeira] que já estava fora de controle.
Foi verificado também que nas duas notificações [multas], a mineradora tem um prazo para recorrer, apresentando suas alegações sobre o ocorrido e assim tentar reverter à situação.

(Fonte: Átila Lemos)

http://jopopular.blogspot.com/2011/08/vale-e-multada-em-r15-milhoes-por.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.