Técnicos da Funai de MS dizem que índios se escondem da PF por medo de fazendeiros

Vanda Escalante

Uma equipe da Delegacia de Polícia Federal em Naviraí esteve nesta terça-feira (16) pela manhã em Iguatemi para averiguar as denúncias de violência contra o grupo de índios que está desde o dia 9 numa área da divisa entre as fazendas Maringá e Santa Rita.

Por meio da assessoria de imprensa, a PF informou que “não existe nada lá”, ou seja, não foi encontrado qualquer sinal da permanência dos índios ou do acampamento destruído, conforme denúncias, na madrugada do último domingo (14) por homens a cavalo que seriam “capangas” dos fazendeiros.

A equipe da PF iniciou as diligências em Iguatemi com uma visita às residências dos proprietários das fazendas. Depois, acompanhados pelos fazendeiros, os policiais seguiram para a área de divisa das fazendas. Eles não permitiram que a equipe da Funai acompanhasse as buscas.

Dagmar Vargas Antunes, filho da proprietária e responsável pela administração da Fazenda Maringá, confirmou que acompanhou as buscas da PF, junto com os responsáveis pela Fazenda Santa Rita. “Não tem nada lá, está tudo tranquilo”, garantiu Dagmar, afirmando ainda que nos últimos dias esteve viajando, mas que os funcionários da fazenda não relataram qualquer movimentação diferente na propriedade.

Escondidos

A presença da PF no local, solicitada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), era aguardada pelo grupo indígena, conforme informou por telefone um dos índios que permanece na área. “Quando destruíram o acampamento nós corremos para a mata e só vamos sair quando o pessoal da Funai e da Polícia Federal chegar aqui”, disse Rosélio Gonçalves, ainda na tarde de ontem.

A Coordenação Regional da Funai em Ponta Porã ainda não recebeu o relatório sobre a visita da PF às fazendas, mas os técnicos esperam ter o documento já amanhã. De acordo com as informação da Funai, os índios continuam escondidos na mata e não teriam saído porque os policiais estavam acompanhados somente pelo pessoal das fazendas e sem a presença dos técnicos da Funai.

Os técnicos disseram ainda que durante todo o dia têm recebido telefonemas dos índios dizendo que a situação é tensa e que o grupo, mesmo escondido na mata, continuaria sendo intimidado por “capangas”

http://www.midiamax.com/noticias/765431-tecnicos+funai+ms+dizem+indios+se+escondem+pf+medo+fazendeiros.html.

Enviada por Ricardo Verdum.

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.