Quilombo Poços do Lunga festeja boa colheita em Alagoas

Evento celebra fim de era de fartura representada pelo inverno. Realizada sempre em 15 de agosto, festa tem origem no final do século 19.

Globo Rural

A semana começou com festa para os moradores do quilombo Poços do Lunga, na zona rural de Taquarana, agreste de Alagoas. Os moradores do lugar, habitado por mais de 100 famílias remanescentes dos quilombos da zona da mata, vivem da agricultura e da criação de animais.

Todos os anos, eles se reúnem para comemorar a festa de meados de agosto, feita em agradecimento ao alimento que vem da terra e aos animais que criam. A tradição teve origem no final do século 19. A festa, realizada sempre no dia 15 de agosto, é a celebração do encerramento de uma era de fartura representada pelo fim do inverno.

As mulheres rezam o terço em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Depois, todos dão a volta no povoado em procissão, momento de pagar promessas e pedir graças.

A tradição também está presente na culinária. A receita de bolinhos de mandioca preparados pela agricultora Cristina da Silva atravessa gerações. Grupos ligados à cultura afro são convidados especiais da festa.

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/vida-rural/noticia/2011/08/quilombo-pocos-do-lunga-festeja-boa-colheita-em-alagoas.html

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.