RJ – Metalúrgicas vão debater políticas para as mulheres

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, através de seu Departamento Feminino, participa no dia 19 de agosto, sexta-feira, da III Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres e da II Conferência Regional do Nordeste do Estado de Políticas para Mulheres. O evento acontece no bloco J, da Universidade de Caxias do Sul, a partir das 8h30min.

A conferência, realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, tem como temática “Vamos juntas construir a igualdade, cidadania plena para as mulheres”.

O objetivo é criar um espaço de discussão sobre os avanços em relação às políticas públicas de atendimento à mulher e traçar novas perspectivas. As discussões realizadas durante a Conferência serão sistematizadas em um relatório, que será encaminhado à Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres.

PROGRAMA

8h30min – Credenciamento
9h – Abertura
9h30min – Aprovação do Regulamento da Conferência
10h – Painel
I – Painelista Jussara Prá – Análise da realidade estadual, regional e municipal: social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres.
II – Painelista Eliane Silveira – Definição de prioridades de políticas para o próximo período, tendo como base a avaliação, atualização e aprimoramento das ações e políticas propostas no II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, sua execução e impactos.
11h30min – Intervalo para almoço
13h30min – Oficinas
Grupo 1 – Sala 305 – Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho, com inclusão social; Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.
Grupo 2 – Sala 312 – Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não-homofóbica e não-lesbofóbica.
Grupo 3 – Sala 315 – Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos.
Grupo 4 – Sala 316 – Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.
Grupo 5 – Sala 317 – Desenvolvimento sustentável no meio rural, na cidade e na floresta, com garantia de justiça ambiental, soberania e segurança alimentar. Direito à terra, moradia digna e infraestrutura social nos meios rural e urbano, considerando as comunidades tradicionais.
Grupo 6 – Auditório – Cultura, comunicação e mídia igualitárias, democráticas e não discriminatórias. Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; Enfrentamento das desigualdades geracionais. que atingem as mulheres, com especial atenção às jovens e idosas.
15h30min – Coffee break
15h45min – Plenária
17h – Encerramento

Informações: 3218.6026 ou [email protected]

http://www.vermelho.org.br/ce/noticia.php?id_secao=10&id_noticia=161458

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.