BA – Doença de Chagas infesta comunidade quilombola da Jiboia

Tania Pacheco

Expulsas por fazendeiros, cerca de 150 famílias quilombolas estão sendo obrigadas a viver nas margens da estrada vicinal que liga o município de Antônio Gonçalves a Tiguaçú, no Norte da Bahia, espremidas entre a via e as cercas de arame farpado que impedem seu acesso às terras que deviam ser suas. Embora teoricamente tenham direito a mil hectares, pleiteiam apenas 140ha, o mínimo para poderem reorganizar suas vidas. Mas mesmo em relação a esses 14% a ação dos órgãos públicos é lerda.

Enquanto isso, 30% das famílias já estão contaminadas pela Doença de Chagas, incluindo bebês de três meses de idade. Das casas improvisadas, 50% são de taipa, algumas com cobertura de palha. É nelas que o mosquito prolifera, sem que sequer as autoridades ligadas à política de saúde façam algo para melhorar a situação.

No IV Encontro Nacional da CONAQ, Jiboia esteve representada, fazendo sua denúncia.  E ela está agora aqui também registrada. Vejamos quanto tempo levará para que os órgãos públicos se sensibilizem, e a situação seja mudada.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.