Cacique Xakriabá Santo Caetano Barbosa é alvo de emboscada no Norte de Minas Gerais

CIMI Leste/Equipe Xakriabá

Segundo o Cacique Xakriabá Santo Caetano Barbosa, nesta segunda feira, 01/08, o mesmo foi alvo de uma emboscada. O fato aconteceu por volta das 20:00 hs, quando ele retornava para a aldeia Morro Vermelho. Dois carros bloquearam a estrada principal que dá acesso à aldeia. O cacique Santo conseguiu fugir do cerco com a ajuda de um carroceiro que deu cobertura à fuga. No inicio da noite desta segunda feira, o mesmo havia sido informado sobre movimentações estranha na estrada que dá aceso à aldeia Morro Vermelho.

O Cacique é uma das principais lideranças dentro do processo de luta pela ampliação do território Xakriabá, as famílias lideradas por ele iniciaram os processos de retomada em 2006. Desde então as ameaças vêm aumentando, sendo que várias denúncias já foram feitas.

O processo de demarcação está emperrado pela morosidade da FUNAI. Recentemente um grupo técnico esteve no território Xakriabá fazendo o levantamento fundiário para complementar o relatório de Identificação e assim garantir a sua publicação.

Neste período fazendeiros peitaram o grupo responsável pelo levantamento fundiário, fazendo ameaças aos Índios e à FUNAI publicamente. Em reunião realizada entre o grupo técnico e fazendeiros na comunidade de São Bernardo, Município de São João das Missões, norte de Minas Gerais, as ameaças feitas pelos fazendeiros se tornaram públicas. Segundo o povo Xakriabá, existem provas suficientes de que fazendeiros ameaçam de morte os Índios, e muitos deles possuem terras dentro das  áreas reivindicadas pelo povo Xakriabá. Segundo fala de um dos proprietários “. Eu não sei os outros, mas eu dou conta de matar seis, mais do que seis eu não prometo, mas seis eu garanto, e vai ser os cabeças

Em outro relato um dos fazendeiros diz “eu já tenho mais de 67 anos, se eu fizer alguma besteira o estatuto do vei (sic) me tira da cadeia”.

O Cacique Santo Caetano Barbosa denunciou o ocorrido à polícia militar de São João das Missões. a qual informou que não poderia ir até o local por que não tinha transporte.

Hoje, 02/08, está marcada uma ida do Cacique e suas lideranças até a delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

A situação de violência contra o povo Xakriabá vem aumentando desde o inicio das ações de retomada. As ameaças são constantes e, com a chegada do grupo técnico da FUNAI para fazer o levantamento fundiário, os conflitos se intensificaram.

Tal situação já foi alvo de realização de Audiências Pública coordenada pela Comissão de direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e Comissão de Segurança Pública.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.