Acadêmicos de MS visitam comunidades indígenas de Roraima

Por Caroline Maldonado – 2011-08-02

Em viagem a Roraima, entre os dias 19 e 27 de julho, o bacharel em Direito Luiz Eloy e o acadêmico de Jornalismo, Sidney Albuquerque, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), junto aos acadêmicos de Direito Vianey Turíbio e Genivaldo Vieira, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estiveram nas terras indígenas Raposa Serra do Sol e Serra da Lua, em viagem promovida pelo Projeto Rede de Saberes.

Entre os dias 20 e 22, eles participaram do curso de agentes ambientais voluntários na aldeia Malacacheta (Serra da Lua), promovido pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O curso teve grande participação da comunidade. Foram abordados os temas exploração da madeira e caça de animais dentro da comunidade.

No dia 23, o grupo visitou o Núcleo Insikiran de Formação Superior, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Eles se reuniram com os acadêmicos dos cursos de Licenciatura e Gestão Territorial Indígena, que falaram sobre suas trajetórias na universidade. Ainda no dia 23, visitaram a comunidade Jacamin (Serra da Lua). Os acadêmicos assistiram apresentação do trabalho do doutorando Alessandro Oliveira, que desenvolve pesquisa sobre as mudanças climáticas e os impactos nas comunidades indígenas.

Na comunidade Surumu (Raposa Serra do Sol), no dia 25, conheceram a Escola Estadual Indígena Pe. José de Anchieta. Mais tarde fizeram visita ao antigo arroizal, onde os indígenas criam gado, desde a homologação da terra. “O que mais me impressionou foi conhecer o Centro de Formação Indígena e Cultural Raposa Serra do Sol. Em 2005, no auge dos conflitos territoriais a escola foi destruída por pistoleiros, supostamente, contratados por fazendeiros. Hoje, é uma escola interna e profissionalizante particular mantida pelos índios. Lá eles têm formação política, cursos de mecânica, horticultura e criação de gado”, contou Luiz Eloy.

No último dia da viagem conheceram o Conselho Indígena de Roraima (CIR), onde foram recepcionados pelos professores do Departamento de Meio Ambiente e Gestão Territorial. Em seguida, foram ao Departamento Jurídico, que tem à frente a advogada Joênia Wapixana. Os estudantes Terena contaram que em todas as comunidades visitadas foram recebidos com danças e cantos tradicionais de boas vindas.

http://www.rededesaberes.neppi.org/noticias.php?id=643

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.