COIAB lança cartilha Mudanças Climáticas na visão dos Povos Indígenas

Foi lançada ontem (25), a cartilha Mudanças Climáticas na visão dos Povos Indígenas. A cartilha, que é um resultado do Módulo de Mudanças Climáticas ministrado em parceria com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) no Centro Amazônico de Formação Indígena (CAFI), é de autoria de 29 alunos do CAFI das turmas de Gestão de Projetos e Gestão Etnoambiental de 2010 e 2011 dos nove estados da Amazônia Brasileira.

Segundo André Nahur, Pesquisador do IPAM, a cartilha foi pensada juntamente com os alunos para ser uma publicação com uma linguagem simples e acessível e que possa ser levada à todos os Povos Indígenas com o objetivo de proporcionar informação sobre Mudanças Climáticas a todos interessados. Sonia Guajajara, Vice-Coordenadora  da COIAB, ressaltou que essa publicação é um instrumento fundamental para levar  informação para as bases à cerca do tema de Mudanças Climáticas, fenômeno este, que está no cotidiano de todos os povos indígenas.

A publicação conta com explicações e ilustrações dos próprios alunos sobre conceitos básicos sobre Mudanças Climáticas, contexto geral das Mudanças Climáticas e o que ela vem causando para os povos indígenas, o que o mundo está fazendo para tentar controlar as mudanças climáticas e minimizar os seus efeitos e quais são os mecanismos importantes que estão sendo discutidos no contexto internacional para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e questões importantes no contexto Brasileiro.

Esta é a segunda cartilha lançada pela COIAB com apoio técnico do IPAM e pode ser solicitada através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (92) 3184.6567.

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.