CE – Ministério Público pede fim da pulverização de agrotóxicos

Plantações de banana são as que mais fazem uso de agrotóxicos na região da Chapada do Apodi (DEIVYSON TEIXEIRA )
Plantações de banana são as que mais fazem uso de agrotóxicos na região da Chapada do Apodi (DEIVYSON TEIXEIRA )

Ministério Público quer o fim imediato da pulverização aérea de agrotóxicos no perímetro irrigado Jaguaribe-Apodi. Ação aponta riscos ao meio ambiente e à saúde

Thiago Mendes – O Povo

Os ministérios públicos Federal, Estadual e do Trabalho ingressaram com ação civil pública na 15ª Vara da Justiça Federal, em Limoeiro do Norte, requerendo o fim imediato da pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi.

A ação, com pedido de medida liminar, requer também que a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) revise licenciamentos ambientais concedidos a quatro empresas de fruticultura: Del Monte Fresh, Fazenda Frutacor, Tropical Nordeste e Agrícola Famosa. A Federação das Associações do Projeto Irrigado Jaguaribe-Apodi (Fapija) também é citada por administrar a área.

A procuradora do trabalho de Limoeiro do Norte, Georgia Aragão, explica que a ação se baseia em dois documentos: relatório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), que detectou contaminação da água, e pesquisa do departamento de Saúde Comunitária da UFC, que aponta problemas para o meio ambiente e para a saúde de trabalhadores e população.

“Foram registrados mais de 42 casos de câncer, número considerado grande para uma região com pouco mais de 70 mil pessoas”, aponta Georgia. Conforme ela, algumas empresas não fazem armazenamento nem depósito adequados das embalagens de agrotóxicos.

O gerente da Fapija, Carlos Neri, diz achar estranho a Federação ter sido citada pois, segundo ele, não trabalha com agrotóxicos. “Neste ano praticamente não houve uso de pulverização”, diz.

Neri explica que a Fapija opera a estrutura de uso comum do perímetro irrigado e faz gestão do fornecimento de água na área. “Não autorizamos nem proibimos o uso de agrotóxicos”. Segundo ele, a Fapija não foi comunicada oficialmente e não pode emitir posição.

O POVO procurou as empresas citadas. A Del Monte Fresh e Agrícola Famosa não atenderam as ligações. A Fazenda Frutacor e a Tropical Nordeste não tiveram os contatos localizados.

A Semace informou não ter sido notificada da ação e que tão logo seja notificada, vai tomar providências para atender pedidos de revisão.

ENTENDA A NOTÍCIA

Cabe à Justiça Federal em Limoeiro do Norte decidir sobre o uso de aviões para pulverizar agrotóxicos na região. Causa chegou à esfera federal porque a contaminação atinge Ceará e Rio Grande do Norte.

SAIBA MAIS

No início de 2009, a Câmara de vereadores de Limoeiro aprovou lei que proibia a pulverização aérea em regiões agrícolas do município. Depois, a lei foi revogada.

No dia 11 de março, a lei foi revogada por emenda supressiva apresentada pelo vereador Heraldo de Holanda.

No dia 21 de abril, o ambientalista José Maria Filho, um dos principais críticos ao modelo do agronegócio jaguaribano, foi morto com 19 tiros nas proximidades do aeroporto de onde saem os aviões para a pulverização dos bananais.

Em agosto, pesquisadores da UFC apresentaram dossiê apontando malefícios à população causados pelo uso de agrotóxicos na região.

FONTE: O Povo


Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.