Lideranças indígenas da Amazônia vão criar Parlamento Indígena Amazônico

Lideranças de diversas etnias de estados da região norte, com exceção do Pará e Mato Grosso, participaram do “Diálogo entre Lideranças do Movimento Indígena da Amazônia Brasileira”, realizado no município de São Gabriel da Cachoeira, distante 858 km de Manaus e decidiram criar uma instância política que garanta os direitos dos povos indígenas da região. A notícia é do jornal A Crítica, 30-06-2011.

O encontro foi realizado entre os dias 18 e 21 de junho e teve apoio da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind).  O balanço das discussões foi apresentado nesta quarta-feira (29), pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), organizadora do encontro.

A estrutura preliminar do Parlamento Indígena será construída por uma equipe escolhida pelas próprias lideranças.  “É coisa diferente, uma instância de discussão e deliberação em que cada povo indígena tem o seu assento”, destacou o líder indígena Euclides Macuxi.

O objetivo do encontro em São Gabriel da Cachoeira foi resgatar a história de organização do Movimento Indígena e avaliar as práticas adotadas a longo dos anos de atuação nos cenários nacional e internacional.

 

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=44885

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.