Câmara de Cidreira aprova Moção de Repúdio contra ato de racismo

A Moção de Repúdio contra o ato de racismo ocorrido contra o profissional de saúde, Sr. Márcio Pereira da Silva, proposta pelo Vereador Matheus Junges (PCdoB), foi aprovada por 6 votos a 1 na última sessão, dia 20 de junho. Votou contra a Vereadora Maria Vicentina (PMDB).

Segundo o Vereador Matheus, o caso ocorreu em duas datas, no dia 05 e 25 de maio e partiu da coordenadora do Lar dos Idosos, Sra. Geni Tomazzini, ex-esposa do atual Secretário da Saúde, Sr. Maurício Tomazzini contra o técnico em enfermagem Márcio. Os fatos ocorreram porque Márcio havia denunciado supostas irregularidades na administração do lar dos idosos que é de responsabilidade da prefeitura.

As possíveis irregularidades vão desde redução na medicação dos idosos sem autorização médica até falta de equipamentos básicos como medidor de pressão arterial. Além disso, o vereador acrescenta que em meses anteriores, o lar ficou 3 dias seguidos sem energia elétrica por falta de pagamento e também houve redução na quantidade de leite e carne servida aos idosos.

Ao tomar conhecimento das denúncias feitas, a coordenadora passou a avaliar negativamente o profissional que se encontra em período de estágio do concurso público e as agressões verbais começaram a ocorrer.

Por fim, o profissional começou a gravar as agressões a que era submetido, até o dia em que foi chamado por várias vezes de “nego desgraçado”. Surpreendentemente, ao chamar a Brigada Militar, a viatura se dirigiu até o local e mesmo a agressora confirmando o crime de racismo, a Brigada não efetuou a prisão em flagrante.

Agora, a Moção será encaminhada para o Prefeito Municipal, o Promotor do Ministério Público Estadual, a Presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, o Presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado, o Secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, o Comandante Geral da Brigada Militar, o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem, o Presidente do Conselho Estadual de Saúde e o Presidente da UNEGRO/RS.

 

http://www.vermelho.org.br/rs/noticia.php?id_noticia=157099&id_secao=113

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.