Belo Monte: Máquinas embarcam amanhã para o Xingu

Uma balsa do Grupo Reicon sairá de Belém amanhã (21), com destino a Vitória do Xingu, levando a bordo cerca de 40 máquinas que serão utilizadas na preparação do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu. O carregamento, o primeiro de uma longa série, deve chegar ao destino no final da semana, mas as obras só serão iniciadas quando o Consórcio Construtor Belo Monte, constituído de dez grandes empresas, receber a ordem de serviço da empresa Norte Energia S.A. (Nesa), vencedora da licitação e responsável pelo projeto.

Contratado pela Nesa, o Consórcio Construtor Belo Monte reúne as dez maiores construtoras brasileiras. Além da Andrade Gutierrez (líder da obra), integram o grupo Camargo Corrêa, Norberto Odebrecht, OAS, Queiróz Galvão, Contern, Galvão Engenharia, Serveng, Cetenco e J.Malucelli. Até o final deste ano, elas deverão mobilizar, no canteiro do Xingu, cerca de três mil trabalhadores.

O diretor administrativo do Consórcio, Marcos Sordi, previu ontem que no pique das obras, que ocorrerá por volta de julho a agosto de 2013, um contingente de 18 a 20 mil trabalhadores estará atuando na construção do complexo hidrelétrico de Belo Monte. Acrescentou que, se tudo correr bem “e as chuvas permitirem”, a primeira turbina entrará em operação em 2015. Ela será a terceira maior hidrelétrica do mundo, com capacidade de produção para 11.233 megawatts.

O Grupo Sotreq (Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda), revendedor Caterpillar, será o fornecedor de todo o maquinário pesado a ser utilizado na construção de Belo Monte. O gerente regional da empresa, Ribamar Nóbrega, calcula que serão ao todo cerca de 800 máquinas, entre tratores, carregadeiras, escavadeiras, caminhões-fora-de-estrada e outras. A previsão é de que a metade desses equipamentos venha a chegar a Belo Monte ainda este ano. A outra metade só será entregue no ano que vem.

Ribamar Nóbrega informou ainda que as máquinas sairão do porto da Reicon, em Belém, e deverão fazer, em aproximadamente três dias, a viagem até o porto da empresa em Vitória do Xingu. De lá, em carretas, elas seguirão até o local da obra, cobrindo por estrada trajetos que chegarão a no máximo 80 quilômetros.

MÁQUINAS PARA USINA DE BELO MONTE

Cerca de 40 máquinas que serão utilizadas na preparação do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, seguem viagem amanhã para o canteiro de obras.  (Diário do Pará)

 

http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-135560-BELO+MONTE++MAQUINAS+EMBARCAM+AMANHA+PARA+O+XINGU.html

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.