Acampados reabrem escola municipal que servia de depósito de adubo em SC

Na contramão da tendência de fechamento de escolas públicas no Brasil, principalmente no campo, o acampamento do Terra Nova, organizado em conjunto por MAB e MST, no município de Serro Negro (SC), reabriram a escola municipal na comunidade rural do Umbu.

Acesse o especial Fechar Escola é Crime

Munidos de material de limpeza, enxadas, foices e facões, os acampados limparam e reabriram nesta última segunda-feira a escolinha que era usada pelo município como depósito de adubo orgânico.

A prefeitura de Serro Negro, no Planalto Sul catarinense, se dispôs a fornecer as carteiras de aula e o transporte para as crianças. O setor de educação do MST de Santa Catarina ficou responsável pelos educadores e pelo material pedagógico.

As mais de 200 crianças do acampamento, que aumenta a cada dia, terão acesso à educação de qualidade, além dos filhos de moradores da comunidade rural de Umbu que quiserem frequentar a escola.

O adubo orgânico que era estocado na escola será usado em uma horta que produzirá alimentos para os acampados e seus filhos. O excedente será comercializado nas comunidades da região como forma de geração de renda para os acampados, que lutam por terra para viver e por condições de educação para todos.

 

http://www.mst.org.br/node/11983

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.