Caetité: Câmara fará “audiência particular”, dia 16, com o setor nuclear

Tania Pacheco

A história não poderia ter uma evolução mais absurda! Faz tempo que a situação de Caetité, Bahia, vem sendo alvo de campanhas e protestos. O Movimento Paulo Jackson e a Comissão Pastoral da Terra são parceiros presentes na luta dos habitantes da cidade, multiplicando ainda sua indignação e denúncias por todos os meios: cartas, e-mails, notícias para listas, redes, blogs e saites. Nos últimos meses, entretanto, a questão de alguma forma se acirrou.

Os Relatores de Direitos Humanos ao Meio Ambiente da Plataforma DHESC, Marijane Lisboa e Guilherme  Zagallo, estiveram lá em abril passado, divulgando pouco depois documento no qual faziam sérias denúncias e cobranças. Em meados de maio, cerca de dois mil moradores da cidade fizeram vigília, impedindo a entrada de mais de 12 caminhões com lixo radioativo, que a Comissão Nacional de Energia Nuclear pretendia “depositar” nas instalações das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), na cidade.

Dias depois, 19 de maio, Marijane e Zagallo dirigiam carta ao responsável pelo Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Fernando Matos, pedindo a ” urgente inclusão do Padre Osvaldino Alves Barbosa, Pároco do município de Caetité (BA) e presidente da Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité (BA) no Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos”. Desnecessário dizer que Padre Osvaldino estava sendo ameaçado de morte por sua participação na luta contra a INB, CNEN e a contaminação.

Ante todo esse quadro, o Deputado Amauri Teixeira (PT-BA) subscreveu requerimento para a realização de uma audiência pública sobre a contaminação por lixo radioativo em Caetité. A Comissão de Seguridade Social da Câmara aprovou o pedido, e a audiência está marcada para quinta-feira, dia 16, a partir das 9:30h, no Plenário 7.

O que torna a história absurda, entretanto, é outra coisa: quem está convidado a participar da audiência pública? Padre Osvaldino? Representantes dos moradores de Caetité? Seus parceiros do Movimento Paulo Jackson ou da CPT? Quem sabe os Relatores Marijane ou Zagallo?

Errou quem escolheu qualquer deles! Os convidados são Odair Dias Gonçalves, Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear; Leonam dos Santos Guimarães, Assistente do Diretor Presidente da ELETRONUCLEAR – Eletrobrás Termonuclear S.A.; e Marcos Nogueira Martins, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear!

Quem sabe eles levarão junto os dois cientistas da Fiocruz contratados pela INB e que escreveram um laudo, divulgado pela CNEN, afirmando que “não foi observada alteração no perfil de mortalidade por câncer na população dos municípios de Caetité e Lagoa Real (…), seja por conta da radioatividade natural do local, seja por conta das atividades de extração e beneficiamento do minério de urânio”.

Comments (2)

  1. A audiêcia pública ia ser apenas para discutir o Deposito de lixo de Abadia- GO , como os palestrantes indicados pelo resistente inicial eram as autoridades da Cnem, da Eletronuclear , nós aproveitamos e subscrevemos o requerimento solicitando a inclusão de Caetité para aproveitar a oportunidade e discutir e buscar esclrarecimentos sobre as operações com os derivados de urânio no nosso Estado. Já estou requerendobuma audiencia pública em Caetité , onde teremos a oportunidade de indicar representantes da comunidade. Amauri Teixeira

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.