Após mortes, Força Nacional inicia operação hoje no Pará

Felipe Luchete, Folha de S. Paulo, 08-06-2011

Uma força-tarefa federal começa hoje a atuar em áreas do Pará, do Amazonas e de Rondônia para reforçar a segurança. A operação foi determinada pela presidenta Dilma Rousseff, após cinco pessoas serem assassinadas em menos de 10 dias em zonas rurais da região Norte. Participarão Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e das Forças Armadas. Segundo o Ministério da Justiça, eles apoiaram as polícias locais. O efetivo não foi divulgado.

No Pará, a operação terá sedes em Marabá, sudeste do Estado, onde quatro pessoas foram mortas, e Altamira  e Santarém, no oeste, onde a taxa de homicídios também é alta, segundo o ministério.

Segundo a Comissão Pastoral da Terra, o clima de tensão na região fez com que ao menos nove famílias deixassem o assentamento agroextrativista de Nova Ipixuna, perto de Marabá. Nesse assentamento, foi morto em 24 de maio o casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva. Quatro dias depois, foi encontrado no mesmo assentamento o corpo de Eremilton Pereira dos Santos.

A polícia diz que não há vínculo entre os crimes e não informa detalhes sobre as investigações. Ontem, foram divulgados retratos falados de dois suspeitos do assassinato do casal, baseados em relatos de duas testemunhas.

Na mesma região, em Eldorado do Carajás, a polícia apura o assassinato do lavradorMarcos Gomes da Silva, ocorrido na semana passada.

Segundo a CPT, mais duas pessoas estão ameaçadas na cidade – um deles é Dejesus Martins Araújo, que lidera um acampamento e disse à polícia ter visto dois encapuzados que mataram Silva.

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=44097

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.