Marcha com 2.500 Sem Terra pelas ruas de Curitiba cobra Reforma Agrária

Da Página do MST

Mais de 2.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra realizaram uma marcha nas ruas de Curitiba nesta terça-feira.

A atividade marcou o início da Jornada de Lutas no Paraná, onde os integrantes do movimento realizam uma série de atividades na capital até a próxima sexta-feira.

A mobilização tem por objetivo cobrar tanto do governo federal quanto do estadual a realização da Reforma Agrária, que está paralisada no país.

No Paraná, cerca de 6.000 famílias permanecem acampadas, em um número aproximado de  70 áreas de ocupações, algumas com mais de oito anos de acampamento.

Os Sem Terra iniciaram a marcha às 8 horas na Praça 29 de março, onde os trabalhadores foram acolhidos pelo bispo Dom Ladislau e apoiadores.

Em seguida, iniciaram a caminhada até a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Paraná (Incra), onde fizeram homenagem aos militantes assassinados no Pará e em Rondônia com  um minuto de silêncio. Depois, foi apresentada a pauta de reivindicações ao superintendente do Incra Nilton Bezerra Guedes.

Estão agendadas nesta quarta-feira audiências com diversas secretarias, como da Agricultura, Saúde, Educação e Incra para discutir a questão das 70 áreas de acampamento.

Os trabalhadores paranaenses também exigem assistência técnica para as famílias assentadas, infraestrutura para os assentamentos: como crédito, habitação e renegociação de dívidas.

Foi feito o lançamento da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná.

O lançamento contou com a presença de Letícia Rodrigues da Silva (Gerência de Toxicologia da Anvisa), Saint- Clair H. Dos Santos (Coordenador do CAOP de Proteção ao Meio Ambiente e do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos) e Victor Pelaez (Professor de Economia da UFPR).

Feira da Reforma Agrária

Paralelo às atividades da mobilização, entre os dias 1 e 3 de junho, das 9 às 21 horas, na Praça 29 de Março, acontece a Feira de Produtos da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Economia Solidária.

No dia 2 de junho, às 11h30, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, vai visitar a feira, que vai contar com cerca de 30 barracas e uma grande variedades de
produtos.

 

http://www.mst.org.br/node/11885

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.