Farmanguinhos sedia a VIII Reunião de Gestores e I Reunião do Comitê Científico das Redes Fito

Farmanguinhos/Fiocruz sedia, nos próximos 2 e 3 de junho, a VIII Reunião dos Gestores e I Reunião do Comitê Científico das Redes Fito. O encontro contará com representantes de quatro dos seis biomas brasileiros (Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica SP e Mata Atlântica RJ) que integram o Sistema Nacional de Redes Fito. O objetivo das redes é apresentar e discutir os projetos estratégicos e prioritários para inovação em fitomedicamentos.

O evento é organizado pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos – NGBS – que trabalha na articulação de diversos segmentos (públicos, acadêmicos e empresariais) para a formação de uma rede de biodiversidade estruturada. Durante os dois dias de encontro será discutida a reestruturação das redes para aprimorar o desenvolvimento tecnológico a partir da biodiversidade brasileira. Na ocasião será instaurado e empossado o Comitê Científico. Esse grupo é formado por representantes de cada bioma, que integra as redes e atuará no Conselho Editorial da Revista Fitos, produzida pelo NGBS/Farmanguinhos/Fiocruz em parceria com a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac).

A pesar de possuir a maior biodiversidade do planeta, o Brasil usa pouco os recursos naturais para a produção de fitoterápicos e fitomedicamentos. Uma das principais barreiras é a falta de diálogos entre comunidade acadêmica, empresas e pequenos agricultores. Portanto, a formação das Redes Fito, lideradas pelo NGBS/Farmanguinhos/Fiocruz, é fundamental para fomentar pesquisa seguindo uma política nacional, conforme o estabelecido na portaria MS/GM 1.274 de 2008.

Desde quando foram criadas, em 2008, as Redes Fito buscam a aproximação dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica (SP e RJ) e Pampa para fortalecer esta estratégia de pesquisa de plantas medicinais fitoterápicos a partir da biodiversidade brasileira. Nesta conjuntura, o programa assiste pequenos agricultores, pesquisadores, empresários, prefeituras e instituições de ciência e tecnologia. O objetivo é incentivar a inovação e fomentar a produção brasileira de fitomedicamentos a partir da biodiversidade específica de cada região.

 

Serviço: VIII Reunião de Gestores e I Reunião do Comitê Científico das Redes Fito

Data: 2 e 3 junho

Horário: 9 às 17h

Local: Sala de Conferência de Farmanguinhos – Av. Comandante Guaranys, 447 – Curicica/Jacarepaguá

Contatos: Rosane Abreu (3348-5142), Preciosa Oliveira (3348-5370) e Denise Monteiro (3348-5369)

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.