Bolsista do Icict recebe prêmio do Crea-RJ

 Vanderlei: trabalho contribui para prevenir catástrofes ambientais em áreas de proteção

O bolsista do projeto “Observatório de Clima e Saúde”, do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict), Vanderlei Pascoal de Matos, recebeu, recentemente, o prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos – promovido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea) -, por seu trabalho monográfico “Estrutura Básica de um Sistema de Geoinformações Ambientais: Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana do Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro”. Esta é a primeira edição do prêmio, que tem como objetivo divulgar a produção acadêmica e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade tecnologicamente avançada e mais justa.

Estudante de Engenharia Cartográfica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Vanderlei, há três anos no Lis, utilizou técnicas de geoprocessamento para agrupar informações públicas disponíveis em instituições como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A pesquisa proporcionou o cruzamento das informações geradas em diversas instituições para, a partir destes dados, tornar possível a criação de um indicador de degradação ambiental e, consequentemente, a prevenção de catástrofes ambientais em áreas de proteção, como a do Alto da Boa Vista. Em outras palavras, o estudante criou uma metodologia de análise ambiental que pode ser aplicada em qualquer outra área de preservação no Brasil.

Um dos méritos do trabalho é a criação de um  mapa de declividade, que contribui para avaliar possíveis tendências da ocupação urbana no entorno do Alto da Boa Vista. “Vanderlei reuniu dados que nunca foram cruzados antes e criou uma metodologia de diálogo entre eles. O material que ele apresenta é inédito nessa área”, ressalta sua co-orientadora, Mônica de Avelar Magalhães, pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict).’

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.