Impactos da Vale serão debatidos em audiência pública no Maranhão

“Impactos em saúde e meio ambiente em Açailândia – Paradigma para o questionamento do modelo de desenvolvimento proposto pela Vale ao Estado do Maranhão” é o tema de audiência pública que acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, amanhã (19), às 15h.

Durante a audiência, que será coordenada pelos deputados Bira do Pindaré (PT) e Eliziane Gama (PPS), será lançado o relatório de estudo recentemente realizado pela Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH), Justiça Global e Rede Justiça nos Trilhos sobre os impactos de empreendimentos do programa Grande Carajás em duas comunidades de Açailândia/MA: Piquiá de Baixo e Califórnia.

Estas comunidades sofrem há anos as consequências da poluição, da degradação ambiental e social, além de diversos outros conflitos instalados pela cadeia da mineração e siderurgia ao longo do corredor de Carajás. A pesquisa dá visibilidade a várias violações de direitos humanos e apresenta uma série de recomendações formais às autoridades da União, do estado do Maranhão e do município de Açailândia, além da Vale, BNDES e siderúrgicas da região.

 

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=56592

 

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.