Senado – Walter Pinheiro anuncia debate sobre contaminação por chumbo em Santo Amaro da Purificação

Será realizada no Senado, ainda este mês, uma audiência pública para discutir problemas enfrentados pela população do município de Santo Amaro da Purificação (BA), devido à contaminação por chumbo decorrente do funcionamento de uma indústria na cidade. O anúncio foi feito pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), em discurso na tribuna nesta sexta-feira (13).

O município é conhecido por ser a cidade natal dos cantores e compositores Caetano Veloso e Maria Betânia e até hoje local de moradia da mãe deles, dona Canô. Conforme o parlamentar, desde que iniciou suas atividades, em 1960, a indústria doou, à população e à prefeitura, placas de chumbo (resíduos industriais) utilizadas para diversos fins, expondo as pessoas à contaminação pelo metal.

– Durante anos a fio, por ignorância ou por falta de ação do poder público, as pessoas usavam as placas de chumbo para fazer pisos e paredes de suas casas. Também foram feitas avenidas e prédios escolares – disse.

Walter Pinheiro explicou que, atualmente, o grau de contaminação é tão elevado que será preciso remover as pessoas e promover a reformulação completa de diversas regiões da cidade. Ele também cobra ações urgentes para salvar a vida dos que estão em estágio avançado de contaminação, conforme mostram estudos realizados no município.

O senador informou que a audiência pública deverá contar com representantes dos diversos segmentos envolvidos na questão, como a população da cidade, governo local, Ministério Público e organismos internacionais. Conforme esclareceu, a indústria, que encerrou suas atividades em 1993, era de propriedade de uma empresa multinacional.

Abolição da escravatura

Em seu discurso, Walter Pinheiro lembrou a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Para ele, a data deve ser lembrada “não como uma dádiva, uma concessão ao povo negro”, mas como ponto de partida para a conquista dos direitos humanos pela sociedade, “uma consagração de princípios fundamentais ao ser humano”.

http://www.senado.gov.br/noticias/walter-pinheiro-anuncia-debate-sobre-contaminacao-por-chumbo-em-santo-amaro-da-purificacao.aspx. Enviada por Ney Didãn/MOPSAM.

Comments (3)

  1. prezado concordo com em todas as palavras acresentada,voce e nosso paceiro de luta,em reunioes enfrentando o estado da bahia,como e o nosso papel de sociedade civil,talves não foi posivel a nossa presenca nesta audiencia pois não iriamos fazer alusão ão estado da bahia nem aos politicos que deixaram ficar desta forma que estamos,como voce sabr fui 4 vezse em brasilia cobrar da contaminação do chumbo a o ex- presidente lula, aõ ex- ministro carlos minci do meio ambiente nada fizeram talves não tenham me lrvado para esta audiencia publica por que sabia que eu irar cobrar pois dilma e a continuidade do governo lulua e a uadincia publica ta sendo convocado pele pt então me deixaram de fora para a socidede civil não se mannifestar , que não conhece a avicca associaão das vitimas do chumbo de santo amaro e da boquira

  2. Pela Defesa da Saude Ambiental, Pela Liberdade de Expressão!
    QUEREMOS ACREDITAR QUE ESSA MOBILIZAÇÃO ATRAVÉS DA COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS DO SENADO
    NA QUESTÃO DA CONTAMINAÇÃO DE SANTO AMARO,NO DIA 26 DE MAIO,SEJA REALMENTE COMPROMETIDA A CAUSA E NAO SEJA POLÍTICA PARTIDÁRIA,OU MANOBRA POLÍTICA,O QUE QUEREMOS É O ESTADO SE RESPONSABILIZE PELO SEUS ATOS ,DA OMISSÃO E NEGLIGÊNCIA HISTÓRICA. REPARAR DANOS CAUSADOS A NOSSA POPULAÇÃO E NOSSO ESTADO, OU SEJA REPAROS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, ESTADUAL E O FEDERAL, MAS, O QUE CAUSA ESTRANHEZA NESSA AUDIÊNCIA É A AUSÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO PUPULAR DEMOCRATICAMENTE NESSE ESPAÇO, QUE SERIA ESSA A FINALIDADE CENTRAL DESSA AUDIÊNCIA E O QUE SERIA O SENTIDO REAL DA MESMA, NESSE CASO O SENADO ESTA PROMOVENDO A CRIMINALIZAÇAO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, UMA VEZ QUE APENAS CONVIDARAM REPRESENTANTES POLÍTICOS E SEUS INTERESSES DIVERSOS,PORTANTO NAO HA SENTIDO ESSA AUDIÊNCIA, SEM A REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO DO POVO DE SANTO AMARO REPRESENTADO DE FORMA DEMOCRÁTICA, VRIOS SEGMNTOS DA SOCIEDADE,NAO ESPERAMOS TANTO TEMPO E NEM MIILITAMOS PARA VIVENCIARMOS ESSE RETROCESSO, ESTAMOS AINDA NO AGUARDO DA RESPOSTA,SOLICITANDO EXPLICAÇÕES A COMISSÃO DO SENADO DOS DIREITOS HUMANOS QUE PROMOVERA A AUDIÊNCIA
    MOSPAM.
    cc

    MOPSAM (Movimento Popular de Saude Ambiental de Santo Amaro Ba )

    Coordenador e Idealizador.
    Ney Didãn.

    Josenilson Aragao Cerqueira.

    O MOPSAM,vem por meio deste, respeitosamente agradecer pelo posicionamento ao dar visibilidade ao enfrentamento histórico sobre a exposição e as questões de saúde ambiental de Santo Amaro,devido a contaminação do chumbo e seus agravos a saúde da população e do meio ambiente,pela empresa autorizada pelo ESTADO, a fazer um genocídio, atraves de um racismo ambiental e regional aos povos de maioria negras.Solicitamos esta presente na audiência publica solicitada por vossa excelência em considerar que a causa popular desse movimento, criado em um dos Bairros contaminados e com o maior incide de vulnerabilidade social,o bairro do Pilar, naquela cidade.

    Informamos que Atraves de denuncia fundamentada a tv BAND, realizada por nos do MOVIMENTO ao Programa LIGA/BAND colocou em evidencia o que muitos quiseram calar.Portanto considerando a nossa legitimidade atraves da causa movimento solicitamos ter a representatividade na Audiência publica sugerida por vossa excelência.

    Portanto é importante para que nao criminalizem movimentos legitimos soltamos nosso espaço .

    DO MOVIMENTO>

    O Movimento Popular de Saúde ambiental de Santo Amaro Ba)
    MOPSAM é um espaço coletivo organizado, participação e democrático. Apartidário, que se
    destina a empreender uma política de conscientização popular dos direitos dos
    usuários da saúde pública e ambiental,para reparaçao a uma cidade que pede socorro!! e que são deveres da administração nos seus 3 niveis de governo,e nas suas instâncias alem de efetivar o SUS no município atraves do controlo social.

    Mais informaçoes pode ser encontrada:

    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7657
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=2392146546995481104
    http://mopsam-sus.blogspot.com/2010_12_01_archive.html
    http://www.midiaindependente.org/eo/red/2010/10/478442.shtml

  3. Enfim, o Senado Federal manifesta,diante do silencio do genocídio provocados pela contaminação do chumbo e outros metais pesados, em Santo Amaro,esperamos que a partir de agora, o comprometimento das tres esferas,apartir de audiências publica democráticas para vislumbrarmos os caminhos que possibilitem intervenções na cidade mais contaminada do mundo,produzidas pelo racismo ambiental.
    O movimento do povo, esta na luta sempre!!!
    Ney Didãn
    Coordenador e Idealizador
    MOPSAM

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.