MS – Seminário de Racismo e Antirracismo debate “Estética Racial” hoje

O IV Seminário Racismo e Antirracismo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) encerra sua programação hoje (13), com atividades durante a manhã, tarde e noite.

Às 8h de hoje (13), começa a palestra “Estética e Racismo” com a professora Maria Cristina Ruiz Benito (UEMS/UNIGRAN), no cine-auditório da Unidade I. Logo à tarde, a partir das 13h30, serão realizadas as comunicações orais e à noite, às 19h, o minicurso “Estética Racial e Internet”, com o professor Mario Teixeira de Sá Junior (NEAB/FADIR/PPGANT/UFGD).

Na noite de ontem (12), foi realizado os minicurso “Desafio profissional: compreender o outro para ensinar”, com professora Edilaine Fernandes Moraes (TENGATUI MARANGATU).

Já no primeiro dia do evento, 11 de maio, a programação contou com palestra sobre “Racismo Ambiental”, com professora Veronica Maria Bezerra Guimarães (FADIR/UFGD), comunicações orais e minicurso sobre “Arte Africana: Diversidade e Permanência”, com a professora Sheilla Guimarães (UNIGRAN).

Estudantes, professores, técnico-administrativos e membros da comunidade participam do debate sobre medidas para inclusão de grupos historicamente marginalizados como negros e indígenas.

O seminário se propõe a incentivar o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e História Indígena, como forma de que se reconheça o importante papel das culturas africanas e indígenas na formação da nossa nacionalidade. No ensino de História e outras disciplinas, do Ensino Básico ao Superior, os povos negros e indígenas ainda são comumente representados em papéis de subordinação, o que mantém e difunde uma visão eurocêntrica, fundamentando um imaginário racista.

Informações
E-mail: [email protected]
http://www.seminario.webdourados.com.br

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=191622

Deixe um comentário

O comentário deve ter seu nome e sobrenome. O e-mail é necessário, mas não será publicado.